Bacteriologia é uma ciência responsável por elucidar, estudar, documentar tudo acerca das bactérias (morfologia, bioquímica, genética, comportamento, fisiologia, ecologia...). Também é uma disciplina que compõe a grade curricular de alguns cursos na área da Ciência Biológica.
- Espiroquetas: essas bactérias constituem um filo, o Spirochaetes. E seu nome, provavelmente, é por conta da forma espiralada que tem sua estrutura corporal. O movimento que realizam é ondulatório circulatório (normalmente em volta do próprio corpo). Alguns gêneros importantes fazem parte deste grupo, tais como: Borrelia (a espécie Borrelia burgdorferi causa a Doença de Lyme), Leptospira (a espécie Leptospira interrogans causa leptospirose), Treponema (a espécie Treponema pallidum causa sífilis) e Spirillum (a espécie Spirillum minus causa a Febre da Mordida Do Rato).
- Vibrião: é um organismo bacteriano que apresenta coloração Gram-negativa, forma aproximada de uma “vírgula”, móvel com um único flagelo e podem ser aeróbios ou anaeróbios. O vibrião mais conhecido é o causador da cólera, o Vibrio cholerae.
- Tiobactérias (sulfobacterias): esse tipo de bactéria utiliza compostos à base de enxofre para fazer a síntese de compostos orgânicos.
Leia mais:
- Reino Monera - o Reino onde estão inseridas todas as bactérias
- Doenças Bacterianas - lista das principais enfermidades causadas por esses organismos
- Desenvolvimento e Reprodução das Bactérias
- Estrutura Celular das Bactérias
- Metabolismo e Alimentação das Bactérias
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biologia/bacteriologia/