1 – CONCEITOS INICIAIS: Vasos comunicantes (representado pela Figura 1) é uma das aplicações do princípio de Stevin. São instrumentos compostos por dois ou mais recipientes, contendo um ou mais líquidos, que são interligados por uma espécie de conduto.
2 – VASOS COMUNICANTES: Se os recipientes estiverem abertos e contendo o mesmo líquido, serão obtidas as seguintes consequências, pelo princípio de Stevin:
As colunas de líquido em todos os recipientes terão a mesma altura (h), pois, a pressão na superfície do líquido será a pressão atmosférica (situação representada pela Figura 2).
Pontos localizados em uma mesma profundidade suportam a mesma pressão. Em outras palavras diz-se que as superfícies horizontais são isobáricas (situação representada pela Figura 3).
pA = pB
Isso também vale para na situação em que nos vasos estão contidos dois ou mais líquidos imiscíveis (que não se misturam) como representado pela Figura 4.
pA = pB
patm + d . g . h = patm + D . g . h
O princípio de Stevin e os vasos comunicantes apresentam muitas aplicações fundamentais para o desenvolvimento das civilizações. São usados por exemplo na rede de distribuição de água, poços artesianos de água, indicadores de níveis entre outros.
Referências:
BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; CLINTON, Márcico Ramos. Física História & Cotidiano. São Paulo: Editora FTD, 2004, volume único.
HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Porto Alegre: Editora: Bookman, 2011, 11ª. ed. v. único.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/fisica/vasos-comunicantes/