Pós-Graduação em Governança Pública e Desenvolvimento na Fundação Mário Covas

15/07/2011 - 13h00 - Por Lucas Martins

Você já leu os jornais de hoje? E desta semana?

Todos os dias o brasileiro, estudante, profissional, eleitor é bombardeado por matérias sobre escândalos, crises e deficiências da administração pública em todas as esferas de poder. Os problemas vão desde o atendimento à população, até a indicação política para cargos técnicos. Sem falar nos casos de improbidade administrativa e tráfico de influência. Mas o que fazer e como resolver estas questões?

Pensando nisso, a Fundação Mário Covas (FMC) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), criaram o primeiro curso de Pós Graduação em Governança Pública do País. A especialização tem como objetivo aprofundar conhecimentos administrativos no setor público, baseados nos principais pilares da Governança - economia, política, direito e administração pública - e possibilita aos participantes conhecer, analisar e avaliar com enfoque prático, características fundamentais do setor público.

De acordo com o coordenador do curso, o cientista político Humberto Dantas, a ação promove os principais conceitos de democracia e governança defendidos pelas mais respeitadas teorias e modernas técnicas de administração, além de incentivar a prática política sadia e apartidária. “Esta especialização foi pensada como uma ferramenta para que servidores públicos, profissionais que atuam na área de relações governamentais, alunos egressos de cursos de administração pública e outros profissionais com curso superior consigam reverter os problemas e modernizar o conceito de Governança Pública no Brasil”, diz Dantas.

Em parceria com o Konrad Adenauer Stiftung, Oficina Municipal, Inovaday, Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsmans (ABO), Fundação Brava e Federação Nacional dos Estudantes de Administração Pública (FENEAP) o curso terá aulas ministradas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h20, com carga de 376 horas divididas em seis seminários e seis módulos: Fundamentação Teórica e Operacionalização Conceitual, Instituições Democráticas e Princípios da Governança, Finanças Públicas, Aspectos Jurídicos da Governança Pública, Gestão Pública e Governança e, por fim, Metodologia e Orientação de Trabalho de Conclusão.

As inscrições estão abertas e maiores informações  informações podem ser obtidas pelos sites www.fipe.org.brwww.fmcovas.org.br, pelos telefones 11 3289-0813 e 11 3284-1624 ou pelos e-mails [email protected][email protected].

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: