Com as ruas das grandes cidades entupidas de carros, escapar do trânsito o mais rápido possível é um sonho que parece longe de se tornar realidade. O normal é reclamar dia após dia do tempo perdido nos congestionamentos que acabam com seu ânimo. Até por isso, adotar a bicicleta como meio de locomoção tem se tornado cada vez mais comum. Além de garantir mais liberdade, ela também permite economizar dinheiro e, de quebra, tornar sua vida mais saudável e divertida.
Poucas pessoas abrem mão do conforto de um carro, mas pequenos acidentes já são capazes de causar atrasos de horas. Ao adotar a bicicleta no dia a dia, você ganha a possibilidade de passear por uma ciclovia (elas estão crescendo por todo o país) e pegar um caminho diferente onde carros jamais poderíam passar.
Se você não estiver habituado a encarar o trânsito, comece por ruas mais tranquilas, ou até mesmo os parques públicos. Mesmo assim, não esqueça dos equipamentos de segurança. Pratique controlar a bicicleta com uma mão só, pois é necessário sinalizar mudanças de direção para pedestres e motoristas.
As pessoas precisam de uma hora de atividade física de moderada a intensa diariamente para obter benefícios físicos. Um caminho de 30 minutos que faça com que você respire mais forte e rápido pode ajudar a cumprir sua meta. Se você estiver dando suas primeiras pedaladas, comece em um ritmo mais leve, teste os efeitos das marchas e conheça seu ritmo.
Os efeitos costumam ser imediatos: você aproveita mais o seu dia e chega à escola ou ao trabalho mais animado e com mais disposição. A concentração para resolver as equações e as análises sintáticas também vai melhorar bastante.
E qual o resultado de tudo isso? Em uma hora de pedalada, você queima calorias bem rápido e consegue perder peso. Seu coração ficará mais forte, pois você está praticando uma atividade que controla o ritmo dos batimentos cardíacos. Seu metabolismo acelera junto e a retenção de líquidos será menor. A ansiedade vai cair, porque seu corpo produzirá hormônios ligados ao bem-estar e ao controle do estresse. Seus músculos ficarão definidos, especialmente os das pernas. Por tudo isso, seu corpo vai ficar cada vez mais longe de doenças como as cardíacas e a diabetes tipo 2. Com as bicicletas, é possível chegar mais rápido e mais longe – na sua casa e na vida.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/saude/saiba-por-que-bicicletas-ajudam-a-chegar-mais-longe-em-casa-ou-na-vida/