A água favorece a ocorrência de reações químicas.
As reações químicas são processos onde uma ou mais moléculas de substâncias sofrem modificações, transformando-se em outras substâncias.
Os reagentes são as moléculas que se transformam, originando o produto. A água participa das reações tanto como reagente quanto com produto.
As moléculas de água estão em constante movimentação dentro de um sistema, o que favorece a agitação das moléculas na solução. Com isso, há uma maior facilidade de “encontrarem-se” e reagirem.
Nos seres vivos é impossível calcular a quantidade de reações químicas que ocorrem nas células, mas sabemos que a vida depende dessas reações.
Ao conjunto de reações químicas que ocorrem em um organismo damos o nome de metabolismo.
Água como reagente
Quando a água participa de uma reação como reagente, o processo recebe o nome de reação de hidrólise (do grego, lise = quebra). Isso acontece porque a água promove a quebra da molécula que está reagindo com ela.
Água como produto
Quando a água participa de uma reação como produto, o processo recebe o nome de reação de síntese por desidratação, pois são retirados átomos de H e O da molécula, que se unem, formando uma molécula de água. isso ocorre nas ligações entre aminoácidos para formar as proteínas.
Fontes
Amabis, José Mariano. Biologia. Volume 1. Editora Moderna.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/agua-e-as-reacoes-quimicas/