Olheiras áreas escurecidas que surgem abaixo das pálpebras inferiores, resultantes da concentração anormal de vasos sanguíneos, gerando a tonalidade azulada da pele, ou então, excesso de melanina.
Dentre as possíveis causas da existência de olheiras em indivíduos estão:
- Hereditariedade: normalmente os vasos sanguíneos podem ser visto através da pele abaixo dos olhos, devido à fina camada de pele; quanto mais transparente for a pele, mas escura são as olheiras.
- Sono e cansaço: essas condições podem deixar a pele mais pálida, fazendo com que as olheiras se destaquem mais.
- Menstruação e gravidez: nesses períodos a pele também fica mais pálida em conseqüência da escassez de ferro, permitindo que as veias sob os olhos fiquem mais visíveis.
- Alergia, asma e eczema: qualquer condição que leve ao ato de coçar os olhos pode resultar no rompimento de pequenos vasos capilares sob a pele.
- Idade: ao passo que envelhecemos, a pele do rosto torna-se mais delgada, deixando as olheiras mais visíveis.
- Exposição ao sol: resulta em uma maior produção de melanina.
- Deficiências nutricionais: como nos casos de falta de vitamina K, ou de antioxidantes na dieta, podem contribuir para a descoloração da região abaixo dos olhos.
- Fármacos: a pílula anticoncepcional, por exemplo, pode resultar na dilatação dos vasos sanguíneos, e como a pele abaixo dos olhos é delicada, essa elevação do fluxo sanguíneo torna-se aparente.
O tratamento das olheiras irá variar com a causa. O médico dermatologista pode recomendar cremes à base de vitamina K ou uma combinação de tratamentos para eliminar ou minimizar o problema. Existem modernas técnicas de tratamentos, como laser de Krypton e peelings químicos, que podem ser úteis em certos casos; compressas geladas ajudam a minimizar o problema, pois reduzem a dilatação dos vasos sanguíneos.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/saude/olheiras/