A Consultoria da Qualidade é a prestação de um serviço técnico, de um especialista da área da qualidade com a finalidade de oferecer a terceiros projetos de:
- implantação de um sistema de gestão da qualidade conforme norma especificada pelo cliente (ISO9001, ISO TS 16949, ONA, etc), com ou sem fins de certificação;
- melhorar a qualidade do sistema de gestão da qualidade existente;
- implantar a gestão por processo na organização;
- aumentar a eficiência e a eficácia dos processos da organização;
- enfim, entender a necessidade da organização e propor uma solução a curto, médio ou longo prazo através da elaboração de um cronograma de trabalho, podendo ser até de treinamentos da qualidade, tais como: 5S, 10S, Ferramentas Básicas da Qualidade, Ferramentas Gerenciais da Qualidade e Formação de Auditor Interno da Qualidade.
Dentro deste processo, existem diversos tipos de auditoria:
Auditoria de Adequação
A auditoria da qualidade de adequação determina a extensão na qual o sistema documentado representado pelo manual da qualidade e pelos procedimentos adequadamente atende aos requisitos da norma aplicável. Esta auditoria é também conhecida por:
- Auditoria da documentação.
- Auditoria de escritório
- Análise crítica da documentação
- Auditoria de sistema = conjunto da auditoria de adequação + conformidade
No processo de certificação, uma auditoria de adequação se limita tipicamente à análise crítica do manual da qualidade que normalmente, de forma suficiente, delinearia o sistema da qualidade da organização.
Auditoria de Conformidade ou de Implementação
A auditoria da qualidade de conformidade busca estabelecer a extensão na qual o sistema documentado está entendido, implementado e percebido pela força de trabalho, ou seja, o auditor procura pela implementação das disposições e arranjos planejados.
- Auditoria de sistema = conjunto da auditoria de adequação + conformidade
Auditoria Externa
A auditoria da qualidade externa é uma auditoria de segunda parte ou de terceira parte.
Auditoria Interna
As auditorias interna são quando uma organização examina seus próprios sistemas, procedimentos e atividades para determinar se eles são adequados e estão sendo atendidos, é uma auditoria de primeira parte.
Auditoria de Produto / Projeto / Processo
Esta auditoria da qualidade é uma auditoria vertical que considera todos os sistemas que entram na produção de um produto ou serviço específico.
Auditoria Vertical
A auditoria vertical considera a conformidade de um departamento em todos os requisitos a ele aplicável.
Auditoria Horizontal
Em oposição à vertical, a auditoria horizontal considera a conformidade em relação a um requisito selecionado. Ex.: Avalia o requisito controle de documentos ao longo de toda a Organização.
Fontes:
http://www.elementarqualidade.com.br/page32.php
http://www.biocor.com.br/novo/templates/padrao/circuito/circuito_jan_fev_2009.pdf
http://qualidadehospitalaregestao.blogspot.com.br/2011/04/importancia-da-auditoria-interna.html
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/administracao_/consultoria-da-qualidade/