Síndrome de Waterhouse-Friderichsen

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A síndrome de Waterhouse-Friderichsen, também denominada adrenalite hemorrágica, consiste em uma desordem das glândulas suprarrenais (ou adrenais), classicamente relacionada à bactéria Neisseria meningitidise, e mais comumente relacionada à Pseudomonas aeruginosa.

Além das bactérias citadas anteriormente, outros agentes podem estar envolvidos nesta síndrome, como Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis, Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae e citomegalovírus.

Esta síndrome é a forma mais severa de septicemia meningocócica. As manifestações clínicas iniciais abrangem febre, calafrios, cefaleia e vômitos. Por conseguinte, surgem erupções cutâneas, que primeiramente caracterizam-se como máculas e, posteriormente, evoluem para petéquias e púrpuras, de coloração cinza escuro. Por fim há hipotensão, que rapidamente leva ao choque séptico. O paciente também pode apresentar cianose das extremidades. Não há meningite nesta forma de doença meningocócica. Disfagia, atrofia da língua e lesões nas comissuras labiais também podem ser característicos desta síndrome.

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais que revelam hipoglicemia, hiponatremia e hipercalcemia e o teste de estimulação do ACTH, indicando insuficiência aguda da suprarrenal. O cultivo do sangue é importante na identificação do agente responsável pela desordem.

O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos adequados. Além disso, deve-se tentar reverter o quadro de insuficiência suprarrenal aguda, por meio da administração de hidrocortisona. Quando há necrose, pode ser necessária cirurgia plástica ou enxerto.

Fontes:
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/000609.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Waterhouse%E2%80%93Friderichsen_syndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: