Hierarquia de necessidades de Maslow

Por Felipe Araújo
Categorias: Administração
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A hierarquia de necessidades desenvolvida por Abraham Maslow (1908-1970), psicólogo norte-americano, ficou conhecida como A Teoria de Maslow ou A Pirâmide de Maslow. Mas, em que consiste este estudo? De acordo com Maslow, as pessoas apresentam de forma hierárquica as suas necessidades, ou seja, colocam prioridades de valores a respeito do que buscam para se satisfazer. É também chamada de teoria da motivação.

O objetivo, quando alcançado, demanda no aparecimento de outro em seu lugar, e logo as pessoas buscam ferramentas para alcançá-lo. Dentro desta escala, as necessidades primordiais dos seres humanos são as mais importantes, como água, alimento, descanso. Desta forma, alguém que não consegue satisfazer as suas necessidades materiais básicas, não será capaz de buscar autonomia a reconhecimento, que figuram em outros níveis da pirâmide.

De acordo com a hierarquia das necessidades de Maslow, os cinco graus referentes às prioridades dos seres humanos estão divididos da seguinte forma:

Necessidades fisiológicas ou básicas

Para viver, uma pessoa precisa estar alimentada e hidratada. Assim, essa primeira escala de necessidades tem a ver com a energia da qual o ser humano precisa para realizar outras atividades. Ou seja, para trabalhar, o cidadão precisa primeiramente ter comida e água. Assim, dormir, comer, descansar, respirar, hidratar-se, ter relações sexuais; são valores a serem alcançados que se encaixam nesta categoria primordial da Pirâmide de Maslow.

Necessidades de segurança

Depois das necessidades fisiológicas, segundo a hierarquia de Maslow, os seres humanos colocam em primeiro lugar a segurança. Isto está relacionado à preocupação com a continuidade das tarefas. Essa prioridade remete à sensação de ordem, seguridade e conservação do que se conquistou. Mas, o que deixa um cidadão seguro? Normalmente, durante as eleições, os políticos costumam focar neste aspecto, prometendo ao povo investimento na segurança pública. Isso é muito importante, mas não é só o que torna mais segura a vida das pessoas. Há necessidade de ações na direção da saúde, empregabilidade, aposentadoria e benefícios sociais para aumentar o grau de segurança dentro de uma sociedade.

Necessidades de associação ou sociais

Segundo pesquisas, uma pessoa solitária sente-se mais vulnerável do que as que estão em grupos. Assim, ao manter relações com outros seres humanos, o indivíduo sente-se incluído, o que envolve o compartilhamento do afeto, da confiança e das experiências de crescimento com o outro, seja com alguém da família ou no grupo de amigos. São desta natureza a formação de grupos, clubes, agremiações, entre outros.

Necessidades de autoestima e status

Neste caso, a necessidade refere-se tanto ao reconhecimento individual quanto à percepção do outro sobre as nossas habilidades. Isso envolve o fato de que as pessoas precisam se sentir respeitadas, prestigiadas, reconhecidas dentro de sua esfera social. Sentimentos como orgulho, poder, autoestima, superação, entre outros, incluem-se nessa lista. No trabalho, por exemplo, o profissional precisa da indicação de que seu trabalho está sendo bem realizado, além de apontamentos sobre quais caminhos seguir na direção de melhorias.

Necessidades de autorrealização

Inclui necessidades de crescimento que as pessoas têm em diversas esferas da vida. Remetem à realização pessoal e profissional, colocando todo o seu potencial em alto nível, fazendo tudo que se pode para realizar determinada atividade. Está relacionado com o que a pessoa gosta, sente-se hábil a fazer e realiza com felicidade. São também os valores de estima a serem conquistados: autocontrole, independência financeira e autonomia.

Há certos aspectos a respeito da hierarquia de necessidades de Maslow que também precisam ser verificados:

Conclusão de todas as etapas

No intuito de ir para uma etapa nova e desafiadora, o ciclo anterior precisa estar concluído de maneira satisfatória. A razão disso é que se uma das etapas foi terminada com êxito, esta deixa de ser uma motivação da pessoa, trazendo à tona uma nova. Assim, é importante não pular etapas.

Incentivos externos

As quatro primeiras necessidades podem ser satisfeitas por fatores externos à pessoa, e não somente por vias individuais. Estão neste espectro as políticas na direção do povo, visando satisfazer suas necessidades primárias. A própria Declaração dos Direitos Humanos tem foco neste aspecto. As necessidades básicas são satisfeitas com maior rapidez do que as outras necessidades.

Fontes:

GADE, Cristiane. Psicologia do consumidor. São Paulo, EPU, 1980.

https://administradores.com.br/artigos/as-necessidades-de-maslow

https://keeps.com.br/piramide-de-maslow-a-teoria-da-hierarquia-das-necessidades-humanas/

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/gestao-estrategica/artigos-gestao-estrategica/a-hierarquia-de-necessidades-de-maslow

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!