A República do Níger (em francês: République du Niger) é um país localizado à África Ocidental, cujo nome é uma referência ao importante rio Níger, que passa pela capital do país, Niamey. Sem saída para o mar, como a maioria de seus vizinhos, o Níger possui um território de 1.267.000 km², equivalente ao de seus vizinhos, que são a Líbia e Argélia ao norte, Chade a leste, Mali e Burkina Faso a oeste e Togo e Nigéria ao sul. No passado, a área foi o centro de um importante império, o Songhai, sendo alguns séculos depois colonizado pela França, de quem herdou o desenho de suas atuais fronteiras, como parte da África Ocidental Francesa. Assim como seu vizinho Mali, praticamente toda a população é seguidora do islam, com os mesmos 90% de popularidade. O restante da população se divide entre as religiões animistas africanas e a religião católica. A língua oficial e nacional é o francês, porém, as várias línguas locais são utilizadas no cotidiano.
A história política deste país no centro da África é conturbada em uma maneira similar à de seu vizinho, Chade. Independente desde 3 de agosto de 1960, Níger viveu sob a ditadura de um único partido (PPN-RDA - Partido Progressista Nigerino-Rali Democrático Nigerino) durante boa parte de sua história, de 1961 a 1991, período em que os ditadores Hamani Diori (1961-1974), Seyni Kountché (1974-1987) e Ali Saibou permaneceram no poder. Em um cenário clássico de uma corrupta ditadura africana, o regime destes três primeiros presidentes mostrou-se corrupto, provocando a estagnação econômica do país. Diori seria deposto em 1974, após uma grave seca que assolou o país, Kountché morreu no exercício do poder, e Saibou, ante as enormes pressões internas, procurou liberalizar o regime, sem muito sucesso, causando seu fim.
Até recentemente (desde 1999) Níger estava em sua Quinta República, quando em fevereiro de 2010, uma junta militar ocupou o poder no país, sitaução que persiste ainda hoje. É a segunda intervenção dos militares nos assuntos políticos do país, sendo que a outra ocorreu em fins da década de 90 do século passado.
Bibliografia:
Níger. Disponível em <http://www.portalbrasil.net/
Background note: Niger(em inglês). Disponível em <http://www.state.gov/r/pa/ei/