Caso genitivo (Genitiv)

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Caso genitivo é um caso da língua alemã usado para indicar posse de algo objeto ou característica. Muitas vezes é uma alternativa ao uso dos pronomes possessivos. Em língua portuguesa equivale normalmente à preposição “de”.

O Caso genitivo em alemão pode entretanto aparecer pela simples adição de um s na palavra:

* Esta forma é geralmente somente possível em caso de nomes de pessoas.

Caso genitivo em alemão permite porém estruturas mais complexas com a mesma ideia. A ideia gerada pelo genitivo é similar à dos pronomes possessivos.

A tabela abaixo apresenta melhor como devem ser usados os artigos definidos e indefinidos no caso genitivo, assim como os pronomes possessivos:

NOMINATIVO GENITIVO
Artigos definidos Artigos indefinidos Artigos definidos Artigos indefinidos
der ein des (m)eines
die eine der (m)einer
das ein des (m)eines
die (plural) ---- der (plural) --- (meiner)

Desta maneira, na hora de formular sentenças com artigos definidos, é necessário usar a tabela acima no caso genitivo. Exemplos:

Também é possível expressar sentenças no caso genitivo utilizando artigos indefinidos ou pronomes possessivos e demonstrativos por exemplo:

No caso de substantivos masculinos de neutros é necessário acrescentar na maioria dos casos um “s” ou “es” no substantivo.

Uma alternativa para o uso do genitivo em língua alemã é a preposição “von” (de). Exemplo:

A ideia de ambas sentenças é a mesma. A preposição “von” requer entretanto o uso do caso dativo. Esta forma é inclusive mais utilizada que a forma do genitivo no cotidiano. O caso genitivo é muito frequente em textos que expressam uma ideia mais formal.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!