Casos e declinações em alemão

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Casos servem para marcar a função de uma palavra dentro de uma oração. Desta maneira, a terminação de artigos definidos, indefinidos, pronomes demonstrativospossessivos etc. poderá ser alterada a fim de marcar a função de uma palavra dentro de uma oração.

As orações dentro de um idioma possuem normalmente sujeito e verbo. Podem possuir entretanto também um objeto direto e indireto.

A língua alemã possui quatro casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo. Os três primeiros servem justamente para marcar a função de cada elemento de uma oração.

É recomendável iniciar os estudos dos casos iniciando-os por partes, pois isso facilitará a compreensão e distinção dos mesmos. Normalmente, o primeiro caso estudado é o nominativo.

Conteúdo deste artigo

Nominativo

Refere-se normalmente ao sujeito da frase. Sujeito da frase é aquele que faz a ação. Por este motivo, praticamente todas as orações possuem um sujeito, desde as mais simples até as mais complexas. Exemplos:

Acusativo

Neste caso está marcado quem está sofrendo diretamente a ação, no caso o objeto direto da frase. Normalmente uma oração com acusativo possui também um nominativo, pois como mencionado anteriormente, o objeto direto (acusativo) é aquele que recebe a ação direta do sujeito. Exemplos:

Dativo

O caso dativo normalmente refere-se ao objeto indireto, pois está recebendo o resultado da ação de forma indireta. Desta maneira, é comum em orações com dativo aparecerem também os casos nominativo e acusativo. Exemplos:

Genitivo

O caso Genitivo indica posse de algum objeto ou característica. Este caso assemelha-se muito com o caso genitivo no inglês. Basicamente é preciso adicionar um “s” ao nome da pessoa. A língua alemã não usa o apóstrofo. Exemplos:

É possível em língua alemã adicionar também o caso genitivo aos pronomes possessivos, artigos definidos e indefinidos por exemplo:

Cada caso requer uma declinação específica. Além de aprender os casos deve-se aprender a correta declinação dos artigos e adjetivos.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!