Pronomes possessivos em alemão (Possessivpronomen)

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os pronomes possessivos em alemão (Possessivpronomen) têm relação estreita com as pessoas do discurso, indicando a elas a posse de algum objeto, característica, estado etc. Para analisar os pronomes possessivos faz-se necessário relacioná-los com os pronomes pessoais, uma vez que o pronome possessivo a ser utilizado deve corresponder com o pronome pessoal. Assim sendo, quando detemos algum objeto costumeiramente tratamos este objeto com o pronome possessivo “meu” ou “minha”, como por exemplo: meu carro, meu computador, minha bicicleta...

Desta maneira dizemos “meu filho” pois filho possui o gênero masculino e “minha filha” pois filha possui o gênero feminino. Em língua alemã ocorre o mesmo: “meine Tochter” para feminino e “mein Sohn” para masculino.

Quanto à estrutura e uso, os pronomes possessivos em língua alemã devem concordar com o gênero da palavra. Além disso, pronome possessivo em alemão dentro de uma oração costuma vir antes do substantivo. Nas sentenças normalmente observa-se o pronome possessivo anterior ao sujeito ou objeto da frase. A tabela abaixo apresenta todos os pronomes possessivos conforme seus devidos pronomes pessoais:

PRONOMES POSSESSIVOS
Pronomes Pessoais DER (masculino) DIE (feminino) DAS (neutro) DIE (plural)
ich mein meine mein meine
du dein deine dein deine
er/sie/es sein/ihr/sein seine/ihre/seine sein/ihr/sein seine/ihre/seine
wir unser unsere unser unsere
ihr euer eure euer eure
sie/Sie ihr/Ihr ihre/Ihre ihr/Ihr ihre/Ihre

A partir dela podemos escrever algumas orações com o uso do possessivo em alemão, atentando sempre para o gênero das palavras, pois ele determinará a terminação do pronome possessivo a ser usado. Exemplos:

A tabela acima e os exemplos apresentam os pronomes possessivos no caso nominativo. Os pronomes possessivos também aparecem nos casos acusativo, dativo e genitivo. Nestes casos levam a mesma terminação dos artigos indefinidos destes mesmos casos. Exemplos:

No início do aprendizado do idioma é comum aparecer apenas o caso nominativo portanto usa-se a tabela acima como referência para o aprendizado inicial.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!