Fritura é uma técnica culinária em que se mergulham alimentos crus em óleo em alta temperatura.
A diferença principal entre a fritura e os alimentos cozidos é que o ponto de ebulição do óleo e das gorduras é bem mais alto que o da água, fazendo com que um alimento frito fique pronto com muito mais rapidez que os cozidos e com aspectos diferentes também, principalmente na parte externa, que fica caramelizada ou "crocante".
Historiadores estimam que a técnica da fritura tenha surgido simultaneamente à descoberta do fogo, há cerca de 800 mil anos. Há evidências históricas do uso da fritura no Egito Antigo, na Itália Antiga e também á relatos na bíblia.
Entretanto, alimentos fritos são geralmente considerados alimentos prejudiciais à saúde humana. Porque além de possuir grande quantidade de gordura, é uma gordura maléfica ao organismo, em maior parte responsável por problemas coronarianos.
O óleo vegetal depois da ebulição altera as características dos alimentos que são nele mergulhados, e altera as próprias características também. Pela ação do calor algumas substâncias que formam os óleos e gorduras se transformam em glicerol e ácidos graxos. O primeiro, com as temperaturas muito altas, provoca a desidratação da molécula, formando uma substância chamada acroleína que é potencialmente cancerígena. A acroleína destrói as fibras elásticas das artérias e irrita as mucosas gastrointestinal e nasal. As artérias que têm suas fibras elásticas destruídas acarretam na degeneração e envelhecimento precoce.
O consumo moderado e esporádico das frituras não tem a capacidade e causar problemas coronarianos nem cancerígenos. Tudo depende de hábitos saudáveis como exercícios físicos e dieta balanceada.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fritura
https://web.archive.org/web/20101023124652/http://pt.shvoong.com:80/books/245349-sa%C3%BAde-perigo-das-frituras/
https://web.archive.org/web/20100401222635/http://www.ahau.org:80/frituras_indigestas.0.html