Leite

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Alimentos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O leite é definido como um produto advindo da ordenha total e ininterrupta de uma fêmea leiteira em bom estado físico. Em outras palavras, é  uma secreção nutritiva proveniente das glândulas mamárias das fêmeas de mamíferos, que é produzida alguns dias antes do parto.

Caracteriza-se por ser um líquido branco, opaco, possuindo o dobro de viscosidade da água, um sabor adocicado e odor pouco acentuado. Sua composição varia com a espécie, raça, individualidade, alimentação, tempo gestação entre outros fatores.

É formado a partir de elementos provenientes do sangue do animal. A água e alguns outros compostos passam direto por filtração, enquanto que os aminoácidos, ácidos graxos, lactose e certos minerais passam por processos bioquímicos e transformações dentro da mama, produzindo a proteína, a gordura, a lactose e alguns minerais. Em média, é preciso passar de 400 a 800 litros de sangue no úbere para ser produzido 1 litro de leite. Após ser formado, ele passa dos alvéolos mamários, através dos ductos galactóforos, para a cisterna do úbere e do teto.

A função principal do leite é alimentar os filhotes de mamíferos até que estes possam fazer a digestão de outros alimentos. Possui também a função de proteger o trato gastrointestinal conta corpos estranhos, toxinas e inflamações e contribui para a saúde metabólica, pois regula processos de obtenção de energia.

Em média, ele é formado por:

A proteína do leite conhecida como caseína, é de alta qualidade, sendo muito útil ao organismo na reparação de tecidos musculares. Seu açúcar, conhecido como lactose, não é tão doce quanto o açúcar proveniente da cana, não fermentando tão rápido, sendo assim, não provoca alterações digestivas. Em comparação com outras gorduras, a do leite é uma rica fonte energética servindo de meio de transporte para vitaminas lipossolúveis. Os minerais presentes no leite, em especial, o cálcio e o fósforo são essenciais para a estrutura dos ossos e dos dentes. Já as vitaminas contidas no leite são: vitamina A, tiamina e cobalamina, sendo pobre em vitamina C e vitamina D.

Diversos animais são explorados na pecuária leiteira, mas a espécie de maior destaque são os bovinos, sendo que as principais utilizações do leite são: consumo “in natura”; matéria prima industrial, estando na base de vários produtos lácteos. Estes são: queijo, manteiga, requeijão, iogurte, creme de leite, leite em pó, entre outros.

Leia também:

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!