A República de Honduras é um país independente, localizado no istmo da América Central e limitado a norte e leste pelo Oceano Atlântico, a sudeste pela Nicarágua, a oeste pela Guatemala e a sudoeste por El Salvador e pelo Oceano Pacífico. Sua área é de 112.492 km² (tamanho equivalente ao estado de Pernambuco), e a capital é a cidade de Tegucigalpa. A moeda local é o Lempira, e a língua oficial é o espanhol, falado por virtualmente todos os habitantes. A população total do país é de 7 milhões e 700 mil habitantes, e a maioria segue a religião cristã, de cunho católico ou protestante.
Honduras foi inicialmente habitada por tribos indígenas, dentre as quais se destacavam os Maias. A parte centro-ocidental de Honduras foi habitada pelos Lencas. Estes grupos tiveram seus conflitos, mas mantiveram relações comerciais entre si e com outras populações do Panamá e México. Em 1502 Cristóvão Colombo desembarca e reivindica o território em nome da Espanha.
O país conquista a independência em 1821 e é brevemente anexado ao Império Mexicano. Em 1823, Honduras se junta à recém-formada federação das Províncias Unidas da América Central, que entrará em colapso em 1838. Com uma economia baseada na agricultura, Honduras é dominada por empresas americanas que estabeleceram vastas plantações de banana ao longo da costa norte. Próximo ao período da grande depressão até o início dos anos 80, vários governos militares ditatoriais se revezam no poder.
Após a derrubada de Anastasio Somoza, na Nicarágua e da instabilidade geral em El Salvador, os hondurenhos votam nas eleições gerais de 1981 e uma nova Constituição foi aprovada no ano seguinte. Em 2009, ao tentar reformar a constituição, o presidente Manuel Zelaya é deposto, e sua remoção forçada é universalmente condenada pela comunidade internacional. São elaborados planos para uma reconciliação entre o presidente deposto e seus opositores, mas sem nenhum resultado.
Em 2009, Porfirio "Pepe" Lobo é eleito presidente e empossado em 2010. Após assumir o cargo, Lobo formou um governo de unidade nacional e convocou uma comissão da verdade, conforme estabelecido no Acordo Tegucigalpa-San José. Zelaya voltou a Honduras em 28 de maio de 2011, abrindo o caminho para o retorno do país à participação na OEA a 1 de junho de 2011.
Bibliografia:
Background Note: Honduras (em inglês). Disponível em: <http://www.state.gov/outofdate/bgn/honduras/189476.htm>. Acesso em: 28 ago. 2012.
Honduras country profile (em inglês). Disponível em: <http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/country_profiles/1225416.stm#facts>. Acesso em: 28 ago. 2012.