Questões de vestibulares e do Enem sobre a audição humana. Ler artigo Audição.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,1 bilhão de jovens em todo o mundo corre o risco de sofrer perda auditiva devido à exposição a níveis sonoros prejudiciais causada por seus hábitos diários, como o uso de fones de ouvido. Os adolescentes e os jovens adultos, com idade entre 12 e 35 anos, estão expostos a riscos pelo uso excessivo de dispositivos de áudio. O volume desses dispositivos pode variar entre 75 e 136 decibéis no nível máximo. O gráfico abaixo demonstra a relação entre o volume máximo e o tempo de exposição ao som que a OMS considera segura à saúde auditiva.
Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/adolescentes-poderao-ter-surdez-precoce-diz-pesquisa/> e <http://www.who.int/pbd/ deafness/activities/MLS_Brochure_English_lowres_for_web.pdf?ua=1>. Acesso em: 2 ago. 2016.
Sobre os assuntos relacionados ao texto e aos dados apresentados, é correto afirmar que:
o risco à saúde auditiva provocado pela intensidade do som em relação ao tempo de exposição é o mesmo de alguém que ouve quinze minutos de música a 100 dB e de um operário que trabalha duas horas e trinta minutos a 85 dB.
sons de alta intensidade ou infecções podem causar perda auditiva.
a tuba auditiva é um canal que equilibra a diferença entre a pressão atmosférica e a pressão no interior da orelha média.
a surdez é um fenótipo resultante das interações com o meio ambiente, não havendo casos de origem hereditária.
a orelha interna é constituída pela cóclea e por canais semicirculares, estruturas responsáveis pela percepção das ondas mecânicas do som.
a percepção dos sons ocorre na orelha interna, sem a participação do nervo auditivo, pois a sua localização próxima ao cérebro facilita a transmissão dos impulsos nervosos ao centro de audição do córtex cerebral.
A audição e a fala são extremamente importantes para os seres humanos. Graças a elas podemos detectar, emitir e interpretar ondas sonoras com diferentes propriedades físicas. Por exemplo, devido à audição podemos escutar sons com intensidade a partir de 10-12 W/m2, enquanto a fala nos permite, em um tom de conversa normal, emitir potência sonora de 10-5 W.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Os seres humanos podem ouvir sons de qualquer frequência.
A população de Florianópolis é de 400.000 habitantes. Todos os habitantes conversando ao mesmo tempo, em tom normal, emitem potência 25 vezes menor que uma lâmpada de 100 W.
Os seres humanos podem emitir sons em todas as frequências de 20 Hz a 20.000 Hz.
As ondas sonoras são ondas mecânicas transversais.
A unidade Bel (B) exprime a altura de um som.
Um som emitido por você na sala (ambiente) em que se encontra terá a mesma intensidade a qualquer distância.
Sons com intensidade a partir de 1,0 W/m2 produzem sensação de dor no ouvido humano.