Conteúdo deste artigo
Taxonomia e Dispersão Geográfica
Corvo é uma ave pertencente ao gênero Corvus, a qual é formada por aves de médio e grande porte que integram a família Corvidae. Algumas espécies podem ser conhecidas popularmente como gralha.
A classificação taxonômica completa é a seguinte:
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Aves
- Ordem: Passeriformes
- Família: Corvidae
- Gênero: Corvus
Com relação a espécie, são várias que tiveram sucesso adaptativo, e em cada região irá ter predominância de algumas delas. Estima-se que há mais de 40 espécies espalhadas em diferentes continentes.
Por conta da esperteza e perspicácia, os corvos são um grande exemplo de sucesso adaptativo e reprodutivo, o que impacta diretamente em sua distribuição geográfica que compreende todos os continentes das zonas temperadas.
Os principais países onde são encontrados corvos, são os localizados na América do Norte, América do Sul, Europa, Oceania, África e Oriente Médio; o que nos mostra o tamanho sucesso de dispersão e reprodução desses animais.
Hábitos de Vida
Os corvos são aves que vivem em bandos, tendo uma relação hierárquica que garante uma maior organização para o grupo. Normalmente, machos e fêmeas desenvolvem uma relação monogâmica, ou seja, apresentam apenas um parceiro sexual, mantendo uma relação que pode durar por toda vida.
No momento da reprodução, assim como outras aves, os corvos montam ninhos em árvores usando galhos, ramos, cascas e outros materiais que sirvam para montagem do abrigo. Esses ninhos ficam em uma altura que varia de 5 a 18 metros, longe da maioria dos predadores.
Com o ninho pronto, as mães podem colocar os ovos, que normalmente, são quatro ou cinco, que irão eclodir com cerca de 5 semanas. Após nascerem, os indivíduos começam a ganhar independência com 4 semanas, entretanto, ainda serão alimentados pelos pais por cerca de 60 dias.
Corvos possuem um hábito de cooperação, com isso, quando nascem, na maioria das vezes ficam perto de seu local de nascimento, ajudando o grupo de corvos da região.
Essas aves apresentam uma alimentação omnívora, que é caracterizada pela indiferença de escolha entre alimentos de origem animal ou vegetal, assim, esses animais possuem uma dieta mais generalista, o que é um fator que contribui para adaptabilidade da espécie em diferentes regiões. Normalmente, a dieta é baseada frutos, sementes e invertebrados.
Por conta da ampla variedade, os corvos apresentam diferentes comportamentos e características anatômicas. A prova disto é que o corvo-americano (Corvus brachyrhynchos) tem um tamanho de cerca de 45cm e o corvo comum (Corvus corax) cerca de 69cm.
Inteligência
Corvo é considerado uma das aves com maior cérebro dentro de sua classe. Propiciando a esses animais uma inteligência única que influência diretamente nos aspectos adaptativos e consequentemente evolutivos das espécies.
Um exemplo do tamanho desenvolvimento cognitivo desses animais é observado principalmente nos hábitos alimentares. Corvos que se alimentam de sementes rígidas, costumam joga-las nas ruas para carros possam quebra-las e posteriormente ser aproveitado apenas o conteúdo nutritivo da semente.
Outro fato interessante é o que acontece com a espécie Corvus moneduloides, que possui uma incrível capacidade de fabricação de ferramentas que os auxiliam no momento da alimentação.
Além disto, com o crescimento populacional humano e o acumulo de alimentos desperdiçados, algumas espécies se adaptaram e começaram a invadir as grandes cidades busca de alimentos. Só na California, estima-se que o aumento de corvo atingiu 1000% por conta do aumento da disponibilidade de recursos alimentares.
Outro ponto a se destacar é a capacidade de memorização. Quando um corvo se relaciona com o homem, ele ensina os outros membros do bando sobre a identificação da fisionomia da pessoa, e segundo especialistas, tal fisionomia nunca é esquecida pelo animal.
Por conta do tamanho sucesso evolutivo desses animais, é de se esperar um boom populacional repentino, como o que acontece na California. O reflexo disto, é o desenvolvimento de possíveis desequilíbrios ecológicos, por isso, esses animais são observados e estudados de perto para que possa ser evitado possíveis catástrofes.
Referências:
BOARMAN, William III. When a native predator becomes a pest: a case study. Conservation and resource management., p. 186-201, 1993.
BOARMAN, William I. et al. Raven abundance at anthropogenic resources in the western Mojave Desert, California. Report to Edwards Air Force Base, California, 1995.
CNOTKA, Julia et al. Extraordinary large brains in tool-using New Caledonian crows (Corvus moneduloides). Neuroscience letters, v. 433, n. 3, p. 241-245, 2008.
RÖSNER, Sascha et al. Raven Corvus corax ecology in a primeval temperate forest. Ptaki krukowate Polski [Corvids of Poland]. Bogucki Wyd. Nauk., Poznan, p. 385-405, 2005.
Mundo Animal. Corvo. Disponível em: https://mundo-animal.fandom.com/pt/wiki/Corvo
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/animais/corvo/