Terranova consiste em uma raça de cães oriunda do noroeste do Canadá. Não se sabe ao certo como esta raça foi originada. As teorias incluem:
- Resultado do cruzamento entre os cães de Vikings e raças indígenas;
- Produto do cruzamento entre cães indígenas e o Dogue do Tibete, levados por pescadores europeus até o Canadá;
- Descendentes do Labrador Retriever;
- Resultado do cruzamento entre o Mastim dos Pirineus, levados até a região pelos pescadores bascos, e cães indígenas.
A origem desta raça remota os anos de 1700. Durante o século XIX, foi estipulado aos habitantes de Terra Nova que não possuíssem mais do que um cão. Isso resultou na exportação intensa de cães para a Europa, sendo que a raça Terranova fez grande sucesso nesse continente. No ano de 1886, a raça foi oficialmente reconhecida pelo Clube Inglês do Terranova.
Conteúdo deste artigo
Temperamento
São cães muito dóceis e gentis, muitas vezes apelidado como São Bernardo da água, pois gostam de recuperar objetos e pessoas que caem na água.
Esta raça é extremamente obediente ao dono, sendo, portanto, fáceis de treinar. Por serem muito sensíveis ao tom de voz do dono, precisam de um treino estimulante e divertido. Os animais dessa raça são avessos a solidão e, quando deixados sozinhos por muito tempo, podem ficar deprimidos.
São bons cães de guarda e de alerta, emitindo um latido grave na presença de perigo, bem como se colocando entre o dono e o perigo para defendê-lo.
Esses cães são excelentes com crianças e, mesmo mostrando-se receosos com estranhos, são pacíficos. Convivem bem com outros animais, até mesmo de outras espécies.
A atividade ideal para os cães dessa raça é a natação.
Descrição
O Terranova é um cão de porte grande, com o machos ficando entre 68 a 71kg, enquanto as fêmeas ficam entre os 54 aos 66kg.
As características marcantes desta raça são a força e o ar altivo. Quando pequenos, os animais dessa raça lembram muito um urso, vindo daí a lenda de que o Terranova descende de ursos da região.
Embora seja um animal grande, apresenta um andar ligeiro. O crânio é maciço e largo, apresentando orelhas pequenas junto à cabeça. Possui olhos pequenos e castanhos, stop evidente, mas não pronunciado e focinho curto e quadrado.
Apresentam dorso largo e pescoço forte, bem como as patas e pés. Uma particularidade dos cães desta raça é que eles apresentam uma membrana entre os dedos, fato que ajuda esses animais a nadarem melhor, juntamente com a cauda funcionando como leme quando estão na água.
A pelagem do Terranova é resistente à água, evidenciando pelagem dupla e pele oleosa. As cores permitidas incluem o castanho, o preto e o branco. O preto é sólido, podendo apresentar uma variedade com manchas brancas no peito, pés e na ponta da cauda; a variedade preta e branca, com a cabeça devendo apresentar-se na coloração preta com uma mancha branca que se estende até o queixo, a sela e a parte superior da cauda devem ser pretas. A variedade é incomum, com a tonalidade variando desde o bronze até o chocolate, sendo que manchas brancas são permitidas no peito, pés e ponta da cauda.
Saúde e Higiene
Esta raça, assim como outras raças de grande porte, é muito afetada por displasias. Além disso, torção gástrica também é comum, bem como estenose pulmonar, um grave problema hereditário da raça em questão. Com menos frequência, podem ser observados problemas oculares.
Por apresentar uma pelagem densa, devem ser escovados de duas a três vezes por semana. Por esse motivo, também é importante alojar esses animais um local com sombra e água fresca.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra-nova
http://www.canilmonteolimpo.com.br/index.php/a-raca/http://arcadenoe.sapo.pt/raca/terra_nova/61
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/animais/terranova/