O Reino Hachemita da Jordânia (al-Mamlakah al-ʾUrdunniyyah al-Hāšimiyyah, em árabe) é uma nação independente localizada na Ásia ocidental. Com uma área de 89.342 km², seu tamanho é um pouco menor que o estado de Santa Catarina. A Jordânia conta com uma população atual de cerca de 6.5 milhões de habitantes. A língua oficial do país é o árabe e a sua capital é Amã. A moeda é o dinar jordaniano. A maioria dos nacionais segue o islamismo (cerca de 92% da população, e 6% de cristãos). O país tem fronteiras com Síria a norte, Iraque a nordeste, Arábia Saudita a nordeste, o Golfo de Ácaba a sudoeste, Israel e Palestina (Cisjordânia) a oeste.
A Transjordânia foi um dos países árabes a ajudar os nacionalistas palestinos contrários à criação de Israel, em maio de 1948, e tomou parte na guerra entre os estados árabes e o recém-fundado estado judeu. O armistício de 3 de abril de 1949 garante ao país o controle da Cisjordânia. Em 1950, a Transjordânia é rebatizada Reino Hachemita da Jordânia, para incluir oficialmente as pretensões às áreas da Palestina anexadas por Abdullah I.
A Jordânia participou em junho de 1967 da guerra entre Israel e os estados da Síria, Egito e Iraque. Durante a guerra, Israel ganha o controle da Cisjordânia e toda Jerusalém (em 1988, o país renunciou a todas as reivindicações à Cisjordânia).
À época da Guerra do Golfo de 1990/91, o estado jordaniano resolve se manter alheio ao conflito. Em 1994, Jordânia e Israel assinam um tratado de paz em 1994, e desde então, o país procura permanecer em paz com todos os seus vizinhos.
Mapa: http://www.al-bab.com/arab/maps/maps.htm