A Malásia (Malaysia em malaio) é um país independente localizado a sudeste do continente asiático, cuja capital é Kuala Lumpur. Sua área total é de 329.847 km², um pouco menor que o estado do Mato Grosso do Sul. A população do país é de cerca de 27.9 milhões, na maioria seguidores do islamismo sunita. A língua oficial é o malaio e a moeda corrente é o ringgit. As fronteiras da Malásia são, ao norte, a Tailândia e Brunei; a leste, os mares de Sulu e Celebes; a sul, a Indonésia, e a oeste, o estreito de Malaca.
Atraído por este rico comércio, uma frota portuguesa conquista Malaca em 1511, iniciando a expansão europeia no sudeste asiático. Os holandeses substituem os portugueses em 1641, e os britânicos obtêm a ilha de Penang em 1786, e em 1824 tomam posse de Malaca em troca de território na ilha de Sumatra, na Indonésia.
Em 1826, os assentamentos britânicos de Malaca, Penang e Cingapura são combinados para formar a Colônia dos Assentamentos do Estreito. Nos séculos XIX e início do XX são estabelecidos protetorados britânicos ao resto dos sultanatos que hoje compõem o território da Malásia. O controle britânico é interrompido pela Segunda Guerra Mundial e a consequente ocupação japonesa entre 1941 e 1945.
O sentimento popular pela independência aumenta durante e depois da guerra. Os territórios da Malásia peninsular se unem para formar a Federação da Malásia em 1948 e obtêm a independência dos britânicos em 1957. Em 1963, as colônias britânicas de Cingapura, Sarawak e Sabah entram para a Federação, que é renomeada Malásia. A filiação de Cingapura é de curta duração, cessando em 1965 para dar lugar a uma república independente.
Os comunistas locais, quase todos os chineses, são responsáveis por uma insurgência longa e amarga antes e depois da independência, o que leva à imposição de um estado de emergência entre 1948 e 1960. Pequenos grupos de guerrilheiros se instalam em bases ao longo da fronteira com a Tailândia, entrando ocasionalmente na Malásia. Estes guerrilheiros finalmente assinam um acordo de paz com o governo em dezembro de 1989. A Malásia segue como uma monarquia constitucional, nominalmente encabeçada pelo di-Pertuan Yang Agong, habitualmente referido como o rei, e que também é o líder da fé islâmica. Este é eleito por cinco anos dentre entre os nove sultões dos Estados peninsulares.
Bibliografia:
Background Note: Malaysia (em inglês). Disponível em: <http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/2777.htm>. Acesso em: 16 set. 2012.
Malaysia profile (em inglês). Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-pacific-15367879>. Acesso em: 16 set. 2012.