Lista de questões de vestibulares sobre a chamada primavera Árabe. Ler artigo Primavera Árabe.
Acerca dos diversos conflitos e questões que envolveram a chamada Primavera Árabe, correlacione os países com as descrições dos eventos.
( 1 ) Egito ( 2 ) Síria ( 3 ) Líbia ( 4 ) Bahrein ( 5 ) Tunísia
( ) Foi o primeiro país a registrar fortes revoltas após o suicídio de um vendedor que ateou fogo ao próprio corpo. O governo acabou por cair. ( ) Nesse país, a intervenção da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi decisiva na queda do presidente Ghadafi. ( ) Um dos países mais populosos do mundo árabe. Aliado dos EUA nas últimas décadas e governado de forma autoritária. Seu governo caiu com os protestos. ( ) Ainda envolto em grave Guerra Civil, não há uma expectativa clara sobre os rumos do país após as revoltas. ( ) Outro aliado ocidental e grande produtor de petróleo. As revoltas queriam a deposição do monarca e foram duramente reprimidas. O governo permaneceu no poder.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
4 - 2 - 3 - 5 - 1
2 - 1 - 5 - 4 - 3
3 - 4 - 1 - 2 - 5
5 - 3 - 1 - 2 - 4
A partir de 2010, várias transformações políticas rebentaram em países árabes e ficaram conhecidas como Primavera Árabe. Sobre estes movimentos, assinale a alternativa correta:
Em dezembro de 2010, um jovem tunisiano ateou fogo ao próprio corpo. Seu ato gerou protestos em vários países, mas a Primavera Árabe ficou restrita à Tunísia.
No Egito, a Primavera Árabe levou à renúncia do presidente Hosni Mubarak, que estava no poder havia 30 anos.
A Primavera Árabe gerou democracias na Tunísia e no Egito, varrendo de uma vez por todas os islâmicos do poder, uma vez que foram eleitos governos cristãos.
Na Líbia, a Primavera Árabe levou ao poder o coronel Muamar Kadafi, líder do movimento rebelde contra o governo que se instalara no poder desde 1969.
A Primavera Árabe recebeu este nome em alusão aos movimentos estudantis ocorridos em vários países do Ocidente, em Maio de 1968.