Chá Gelado

Por Gabriella Porto
Categorias: Bebidas, Medicina Alternativa
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes ou pedaços de frutas na água quente. O chá gelado é o chá consumido em temperatura baixa.

A palavra chá é comumente usada para se referir também a infusões, pois o chá mesmo só são o chá preto e o chá verde, os demais são infusões. Quando preparados em casa, com folhas secas, as propriedades das plantas são preservadas. O chá gelado é uma opção de bebida muito saudável, pois possui baixo valor calórico, tem a capacidade de hidratar o corpo, refrescar e é diurética.

Cada variedade de chá adquire um sabor definido de acordo com o processo de produção utilizado, que pode agregar oxidação, fermentação, e o chá também pode ser incrementado com outras ervas, especiarias e frutos.

Alguns estudos afirmam que o chá tem substâncias importantes para o organismo, pois aumenta o metabolismo, ajuda na prevenção do câncer, auxilia na imunidade, reduz o mau-hálito, alivia o estresse, e tem efeitos positivos no organismo de portadores de HIV. No entanto, a maioria dos estudos ainda está em fase inicial, ou seja, é melhor observar estes benefícios com cautela.

Apesar das afirmações de benefícios à saúde, o chá também pode surtir efeito contrário. Se consumido em excesso, mal conservado ou mal preparado, o chá pode causar prejuízos à saúde. O chá possui naturalmente fluoretos, cafeína e oxalatos, que podem causar osteoporose, artrite, câncer, doenças do sono e doenças renais, se ingeridos em quantidades abusivas.

O chá é um excelente alimento a ser incorporado numa dieta balanceada, mas como todo alimento, deve ser consumido de forma equilibrada e em quantidade moderada.

Fonte:
https://web.archive.org/web/20110224221525/http://www.portaisdamoda.com.br:80/noticiaInt~id~17193~n~cha+gelado.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!