Eike Batista

Por Anna Adami
Categorias: Biografias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Eike Fuhrken Batista é natural de Governador Valadares no estado de Minas Gerais. Nascido em 3 de Novembro de 1956, é um mega empresário brasileiro, cujos investimentos estão pulverizados em diversos segmentos do mercado, tendo como principal fonte de renda a extração de petróleo, energia e mineração, além de logística, indústria naval e carvão mineral. Eike Batista, como é conhecido por todos, é fundador do Grupo EBX, um conglomerado de seis empresas, com sede no Rio de Janeiro, que tem como principais concorrentes a Petrobras, Vale S.A, Odebrecht, Grupo Camargo Correa, Andrade Gutierrez e Grupo Votorantim.

É filho de Eliezer Batista da Silva e Jutta Fuhrken, nascida em Hamburgo na Alemanha. Com ela, Eike aprendeu os princípios da disciplina e do Pai, herdou o tino de empreendedor. Na adolescência foi morar na Suiça, Alemanha e Bélgica, juntamente com seus Pais, e devido a carreira de Eliezer. Em 1974 ingressou no curso de Engenharia Metalúrgica, na Universidade de Aachen (Alemanha), porém não chegou a concluí-lo. Logo aos 18 anos, Eike se candidatou a uma vaga para vender Apólices de Seguro de porta em porta, essa experiência foi de grandioso mérito para agregar valor aos seus negócios atuais.

Ainda nos anos 80, Eike iniciou um estudo na áerea de comércio, mais precisamente de diamantes e ouro. Com a sua bagagem cultural e fluente em cinco idiomas, sendo Espanhol, Inglês, Francês e Alemão, Eike intermediou a negociação entre os extrativistas da Amazônia e os interessados em adquirir pedras preciosas, tanto no Brasil quanto no exterior. Aos 21 anos fundou a Autram Aurem, uma empresa de negociações de ouro, um ano após o início de suas atividades já atingiu a marca de US$ 6 milhões de faturamento médio.

Antes dos 30 anos, Eike Batista se tornou um dos CEO's da empresa TVX Gold, foi a partir deste salto que a sua carreira internacional se consolidou no mercado global. Resumidamente, de 1980 ao ano 2000, acumulou uma média de US$ 20 bilhões em faturamento de suas oito minas de ouro no Brasil e Canadá, além do Chile.

Eike conta que o segredo do seu sucesso nos negócios se dá pela disciplina, empenho e pela paixão que move suas vontades, como por exemplo seu hobby que é nadar e dirigir lanchas esportivas, batendo a marca de Campeão Brasileiro, Americano e Mundial na categoria Super Powerboat Offshore. Atualmente Eike Batista já possui dois herdeiros, o Olin e o Thor, ambos do casamento com a atriz Luma de Oliveira. Os meios especializados o apontam como o empreendedor brasileiro mais bem visto no mundo todo.

O empresário projetou e desenvolveu o método de administração conhecido como Visão 360º, que permite a identificação de todo processo executado por uma corporação. Trata-se da separação das nove áreas-base, bem como de seu monitoramento em caráter preciso, são elas: engenharia de pessoas e financeira, jurídica, política e logística, ambiental e social, marketing, saúde e segurança e por fim, a engenharia da engenharia.

Eike Batista foi considerado o mais rico do Brasil em 2009, e chegou à sétima colocação dos mais ricos do planeta, segundo a revista Forbes. Entretanto, após uma série de problemas com suas empresas, que não conseguiram concluir os projetos propostos, sua fortuna foi reduzida a menos de dois bilhões de reais, em 2014 ¹.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eike_Batista
http://www.eikebatista.com.br/page/index.aspx
¹ http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/17/apos-venda-de-empresas-eike-fica-com-r-2-bilhoes-em-acoes-diz-jornal.htm

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!