Gottfried Leibniz

Por José Roberto Lessa

Bacharel em Matemática (FMU-SP, 2018)
Mestre em Física Teórica (UNICSUL, 2020)

Categorias: Biografias, Matemática
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Gottfried Wilhelm Leibniz foi um matemático, físico e filósofo científico alemão que nasceu no dia 1 de julho de 1646. É famoso por ser um dos criadores do cálculo diferencial e integral, conquista que é dividida com Isaac Newton. Leibniz concebe as ideias do cálculo de forma independente, sem nenhuma relação com Isaac Newton. Este fato gerou inúmeras discussões pela disputa do título de criador do cálculo.

Leibniz foi filho de um professor de filosofia, tornando-se órfão de pai aos 6 anos, fato que contribui para sua personalidade autodidata. Anos mais tarde, ingressou na universidade de Leipzig para estudar direito. A universidade recusa o pedido de Leibniz para cursar seu doutorado, pois era muito jovem. Sendo assim, ele deixou a universidade de Leipzig e nunca mais voltou, ingressando logo em seguida na universidade de Nuremberg, onde obteve o seu doutorado. Leibniz contribui para a matemática, física e principalmente para a tecnologia. Introduz conceitos e noções em diversos outros ramos como biologia, medicina, geologia e linguística.

Retrato de Gottfried Wilhelm Leibniz. Óleo sobre tela de Christoph Bernhard Francke.

Foi o precursor no estudo da análise combinatória publicando o seu livro A Arte da Combinatória, onde introduzindo nesta obra os princípios da computação moderna e toda a lógica que hoje utilizamos na linguagem de programação. Em 1679 ele aperfeiçoa a notação binária, que é o cerne da ciência da computação. Fruto do seu trabalho em lógica, Leibniz desenvolve uma máquina de calcular, apresentando-a na Royal Society quando fez uma visita a Londres.

Foi também um enorme contribuinte para a física, sendo um dos desenvolvedores da dinâmica dos corpos, ramo que se preocupa com o movimento dos objetos e as forças que agem sobre eles. Em constante desacordo com Newton, Leibniz introduz na dinâmica dos corpos o conceito de espaço relativo, enquanto Newton defendia a ideia de que o espaço era absoluto. Muitos anos mais tarde, na descoberta das partículas subatômicas e no desenvolvimento da mecânica quântica, as especulações e percepções de Leibniz antecederam muitos cientistas, como Einstein, mas suas ideias não faziam sentido até o momento e foram revistas após o surgimento do estudo desses ramos. Em um argumento usado contra Isaac Newton, Leibniz propõe que o tempo e o espaço são relativos - fato que serviu como base para a relatividade geral e especial.

Trabalhando como engenheiro, Leibniz projeta e aperfeiçoa diversos tipos de maquinas. Foi também o precursor no estudo da geologia. A partir de suas observações em montanhas e no solo de algumas regiões, ele foi o primeiro a propor que a terra tinha sido inicialmente uma massa fundida.

Leibniz morre solitário e esquecido, no dia 14 de novembro de 1716, num funeral vazio, cujo único presente era seu secretário. Leibniz acreditava que o nosso mundo era o melhor de todos os mundos possíveis que Deus havia criado.

Referências bibliográficas:

BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Blucher, 2012.

ROQUE, Tatiana. História da Matemática – Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. São Paulo: Zahar, 2012.

ROONEY, Anne. A História da Matemática. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2012.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!