Lista de questões de concursos e vestibulares acerca do filósofo Thomas Hobbes. Ler artigo Thomas Hobbes.
De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu estado natural, os seres humanos são livres, competem e lutam entre si. Mas como têm em geral a mesma força, o conflito se perpetua através das gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanentes. Para Hobbes, criar uma sociedade submetida à lei e na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos os homens renunciem a sua liberdade original e deleguem a um só deles (o soberano) o poder completo e inquestionável. Assinale a modalidade de governo que desempenhou importante papel na Filosofia Política Moderna e que é associada à teoria política de Hobbes.
Monarquia censitária
Monarquia absoluta
Sistema parlamentar
Despotismo esclarecido
Sistema republicano
A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles:
entravam em conflito.
recorriam aos clérigos.
consultavam os anciãos.
apelavam aos governantes.
exerciam a solidariedade.
Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito. HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores. 1973, p. 78.
Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo Inglês, defende o contrato como alternativa política para um Estado forte e eficaz. Dessa maneira, a partir da assertiva acima, marque a alternativa correta:
A assertiva reflete o caráter bondoso do homem em seu estado de natureza;
A assertiva busca reafirmar, semelhante a filosofia aristotélica, a natureza política do homem em seu estado de natureza.
A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a saber, o homem é um animal político.
A teoria hobbesiana de política é articulada com vistas ao fortalecimento do estado de natureza.
Nenhuma das alternativas.