Lista de exercícios relacionados aos Anfíbios. Ler artigo Anfíbios.
Os anfíbios são classificados em três ordens: Urodela, Anura e Gymnophiona ou Apoda. Assinale a alternativa correta que contém, respectivamente, os animais classificados como anfíbios e pertencentes a essas ordens.
salamandra, sapo, cobras-cegas (Cecília)
jacaré, sapo, tartaruga
perereca, jibóia, salamandra
sapo, salamandra, cobras-cegas (Cecília)
cobras-cegas (Cecília), tartaruga, sapo
Leia o texto abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
"Um sapo sem pulmão acaba de ser descoberto na ilha de Bornéu, na Indonésia. Trata-se do primeiro caso confirmado do tipo e, segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, a espécie aquática Barbourula kalimantanensis aparentemente respira através da pele. (...) Duas populações da espécie, sobre a qual havia relatos, foram encontradas durante recente expedição dos pesquisadores. (...) De todos os tetrápodes, vertebrados terrestres com quatro membros, sabe-se que a ausência de pulmões ocorre apenas em anfíbios. São conhecidas algumas espécies de salamandras sem o órgão, além de uma de cobra-cega. Para os autores do estudo, a descoberta em uma rara espécie de sapo em Bornéu reforça a idéia de que pulmões sejam uma característica maleável nos anfíbios. Como a B. kalimantanensis vive em água corrente e fria, a ausência de pulmões poderia ser uma adaptação para uma combinação de fatores, como um meio com mais oxigênio, o baixo metabolismo do animal, o achatamento do corpo que aumenta a área superfícial da pele e a preferência por afundar em relação a boiar."
Fonte: Agência FAPESP (http://www.agencia.fapesp.br/materia/ 679/divulgacao-cientifica/sapo-sem pulmao-e-descoberto.htm)
Os sapos, as salamandras e as cobras-cegas são anfíbios.
Além dos anfíbios, minhocas também possuem respiração cutânea.
Apesar do baixo metabolismo, a B. kalimantanensis é animal endotérmico, como todos os anfíbios.
Por ter somente respiração cutânea, a B. kalimantanensis precisa manter a pele sempre úmida. Por essa razão, sua dependência de viver no meio aquático é maior do que a dos sapos que possuem pulmões.
Nos anfíbios, quando os pulmões estão ausentes, há apenas a circulação do sangue venoso.
O baixo metabolismo está associado com rápida digestão do alimento e alta taxa de natalidade.
Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre. Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.
Uma das características a que o texto se refere é a:
reprodução por viviparidade.
respiração pulmonar nos adultos.
regulação térmica por endotermia.
cobertura corporal delgada e altamente permeável.
locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos.
Para estudar a expressão de determinadas proteínas em anfíbios, pesquisadores associaram um marcador fluorescente aos genes do estudo. Marcadores verdes foram associados a um gene e marcadores vermelhos a outro. Células indiferenciadas foram então transfectadas com um ou outro desses genes e introduzidas em diferentes locais de gástrulas desses anfíbios. Os pesquisadores observaram a fluorescência, mais tarde, nos girinos. Os músculos do animal fluoresceram em verde e a epiderme em vermelho. Para produzir esse resultado, em que regiões da gástrula foram injetados, respectivamente, esses genes?
Mesoderma e ectoderma.
Endoderma e ectoderma.
Ectoderma e endoderma.
Ectoderma e mesoderma.
Mesoderma e endoderma.
Observe a tira abaixo.
Em relação ao ciclo de vida de um anfíbio, é correto afirmar que
a respiração ocorre através da pele somente nos indivíduos do primeiro quadrinho.
a respiração é unicamente pulmonar na fase adulta.
a ordem de surgimento dos membros posteriores e anteriores, ilustrada na tira, está invertida.
os indivíduos do primeiro e do segundo quadrinhos apresentam respiração por brânquias.
os indivíduos, na fase adulta, possuem estruturas que mantêm a pele impermeável.