Carnívoro

Por Guilherme Kalid
Categorias: Ecologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Dentro da biologia, os animais carnívoros são os que se alimentam exclusivamente de tecidos animais, ou carne em geral. Na cadeia alimentar eles são classificados como consumidores, já que necessitam de outros animais para obterem energia. A maioria desses animais carnívoros são caçadores e predadores, eles matam para comerem e sobreviverem. Os animais carnívoros possuem o organismo adaptado para receberem grande parte dos nutrientes que precisam de forma proveniente da carne.

Tanto animais de espécies diferentes quanto animais da mesma espécie podem ser as vítimas, mas geralmente os animais herbívoros que acabam virando alimento, uma vez que eles seriam presas mais fáceis, com exceção de algumas espécies (elefantes ou gnus, por exemplo), a grande maioria dos animais herbívoros não possuem garras ou dentes afiados, o que os torna menos perigosos para um animal carnívoro durante um ataque.

Animais carnívoros

Grande parte dos animais carnívoros são os mamíferos, mas a variação de espécies é gigantesca, temos animais carnívoros representados por todas as classes de animais.

Entre eles estão: crocodilos, águias, corujas, golfinhos, gatos, baleias, tubarões, serpentes, leões, tigres, lagartos, lontras, lobos, aranhas, etc.

Características

Os animais carnívoros possuem algumas características que ao longo dos anos foram desenvolvidas para que eles conseguissem se tornar exímios caçadores. A seguir, alguns exemplos dessas características:

Ressaltando que essas são apenas algumas das características, e também não são todos os animais carnívoros que as possuem.

Estratégias de caça

Faz parte da vida dos animais caçadores a frustração de um ataque mal elaborado e sem sucesso, portanto para conseguir êxito no momento da caça eles tiveram de aprimorar seus métodos. Eles sabem que a oportunidade pode demorar a surgir, portanto precisam estar bem atentos e saberem dosar sua paciência, pois uma tentativa fracassada pode colocar suas vidas em risco, já que todos os animais necessitam se alimentar para obterem energia e sobreviverem.

Durante o ataque, os animais carnívoros optam por caçarem sozinhos ou em grupo, algumas situações ajudam para que tomem essa decisão, por exemplo: o ambiente em que eles vivem, a necessidade de comer, as características e morfologia da espécie, entre outras.

Entre as técnicas de caça, estão as perseguições em voos, técnica utilizada pelos gaviões e falcões; já o lince prefere caçar durante a noite, pois dispõe de excelente visão noturna e uma ótima audição; as aranhas usam suas teias para caçarem, ficam apenas esperando que algum inseto fique preso para darem o bote; os golfinhos preferem caçar em grupo, eles deslocam a água para confundirem suas presas; os leões também trabalham em grupo, usam da camuflagem como aliados e preparam emboscadas para as presas, e assim por diante, cada animal caçador possui sua técnica com suas particularidades.

Curiosidades

Referências bibliográficas:
http://www.procarnivoros.org.br/2009/animais.asp
http://www.ninha.bio.br/biologia/carnivoros.html
http://www.icmbio.gov.br/cenap/carnivoros-brasileiros.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Carnivora
https://www.rodentia.es/blog/animales-carnivoros/
http://www.avesderapinabrasil.com/materias/estrategias_caca.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-dez-maiores-carnivoros-da-atualidade
http://amazonia.org.br/2014/01/mais-de-75-dos-grandes-carn%C3%ADvoros-est%C3%A3o-desaparecendo/
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/artigos/cadeia_alimentar.html

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!