Formalmente não há uma classificação taxonômica oficial para o Chromalveolata. Porém, está sendo considerado um dos seis principais clados dos Eukaryota, mas isto não é definitivo e é questionável. E graças à uma endossimbiose que ocorreu com uma alga vermelha, originou-se mais quatro grupos: Heterokontophyta, Haptophyta, Cryptophyta e Alveolata.
O Chromalveolata é um grupo atípico quando comparado aos demais seres pluricelulares, com muitos subgrupos e suas características individuais. À exemplo pode-se citar os alvéolos nos Alveolata, nos Heterokontophyta há a presença de dois flagelos, também há o haptonema (estrutura filamentosa semelhante a um flagelo, porém diferencia-se dele por ter uma estrutura protéica contendo 7 pares de microtubulos) nos Haptophyta, e nos Cryptophyta tem o ejectissoma. Mas é claro que eles também tem características em comum, como a origem dos cloroplastos, por exemplo.
Já um efeito negativo é um evento muito conhecido por nós, causado por dinoflagelados: as marés vermelhas. Evento esse que pode dizimar um cardume inteiro, afetar negativamente moluscos, bivalves e todos os seres viventes no lugar onde acontece este fenômeno.
Bibliografia:
http://www2.furg.br/depto/doc/labfito/lib/download/Graduacao/Planctologia/PraticaFlagel/PratFlagTexto.doc
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chromalveolata
https://web.archive.org/web/20151017190333/http://www.statemaster.com/encyclopedia/Chromalveolata
http://pt.wikipedia.org/wiki/Algina
http://en.wikipedia.org/wiki/Chromalveolate