Cyanobacteria é um filo, pertencente ao domínio Bacteria. Seus representantes são as algas azuis ou cianobacterias, autotróficos, sendo a fotossíntese seu principal meio de aquisição de alimentos. São organismos que não podem ser denominados como bactérias ou como algas, especificamente, já que não são nem uma coisa nem outra. São simplesmente cianobacterias. Esta confusão de nomes e definição é bem comum.
Existem algumas espécies de cianobacterias que formam células diferentes: heterocistos (fixa nitrogênio) e acinetos (armazena substâncias de reserva). A estrutura da parede celular de todas as cianobacterias é: uma camada citoplasmática fina externa à membrana plasmática; uma outra camada rígida composta de mureína; duas camadas polissacarídicas e algumas vezes pode estar presente também uma camada espessamente gelatinosa.
Vale destacar a importância ecológica das cianobacterias: produção de oxigênio. Muitos cientistas acreditam que foram elas que infestaram a atmosfera com oxigênio.
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cyanobacteria
https://web.archive.org/web/20130318030931/http://www.enq.ufsc.br:80/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2004/microorganismos/CIANOBACTERIAS.html
https://web.archive.org/web/20201028225159/http://www.aquahobby.com/articles/b_ciano.php