Estações do ano

Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Em algum momento, todos já adquiriram uma noção sobre as estações do ano. Porém, geralmente associamos as estações do ano com alguns estereótipos moldados pela mídia, através dos filmes, séries e da propaganda, porém uma coisa é a estação do ano e outra é como percebemos as estações do ano.

As quatro estações do ano são: PrimaveraVerãoOutono e Inverno. É importante notar que as estações não ocorrem de forma simultânea em todo o mundo:elas ocorrem em pares com o hemisfério norte estando em uma das estações daquele par e o hemisfério sul na outra: Outono/Primavera, Verão/Inverno. Quando é outono no hemisfério norte, o hemisfério sul está na primavera, por sua vez, enquanto o hemisfério sul está no outono, a primavera estará ocorrendo no hemisfério norte.

Estações do ano. Fotos: Katvic / Shutterstock.com

O que marca cada uma das estações é a posição daquele hemisfério em relação ao Sol, portanto o movimento de translação da Terra (movimento que a Terra realiza em torno do sol) é o responsável pela diferenciação das estações do ano. Dizer que um hemisfério está no verão é dizer que ele está na posição mais próxima do sol em relação ao outro hemisfério, que por estar no inverno estará mais distante do sol. Por isso é que dizemos que o verão é a estação quente (e consequentemente costuma ser chuvosa) enquanto o inverno é a estação fria (que consequentemente costuma ser seca).

O outono e a primavera são estações intermediárias, portanto o sol atinge de forma semelhante ambos os hemisférios, o que diferencia as duas estações é que na primavera aquele hemisfério está saindo do inverno e indo para o verão, portanto ele está se aquecendo gradualmente, enquanto que no outono ele está saindo do verão para o inverno e, portanto, se esfriando gradualmente.

As estações do ano se iniciam nas seguintes datas: 20 de março (outono no hemisfério sul e primavera no hemisfério norte), 21 de junho (inverno no hemisfério sul e verão no hemisfério norte), 22 de setembro (primavera no hemisfério sul e outono no hemisfério norte), 21 de dezembro (verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte). Sendo as datas em que se inicia o verão e o inverno chamadas de solstícios e as datas em que se iniciam a primavera e o outono chamadas de equinócios. O solstício de verão é a data em que o aquele hemisfério fica mais próximo do sol no ano todo, o solstício de inverno é o oposto e marca a data que aquele hemisfério fica mais distante do sol. Os equinócios marcam o período de maior equilíbrio na proximidade do sol entre os dois hemisférios.

Percepção das estações

Muitas vezes ouvimos falar que no clima tropical só existem duas estações: verão e inverno, ou estranhamos em pensar como seria um verão em uma região de frio tão extremo como nos polos da terra. Porém, isso é apenas por confundirmos as estações em si com como percebemos as mesmas.

O verão ser uma estação mais quente não impede que ele possua dias mais frios de acordo com outras variantes climáticas/temporais. Igualmente, nem todo o clima possui estações tão bem marcadas como o clima temperado no qual vemos um verão com muito sol, um inverno com neve, as folhas caindo das árvores no outono e as flores nascendo na primavera.

Referências:

https://www.calendarr.com/brasil/estacoes-do-ano/

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm

http://www.simepar.br/site/internas/conteudo/meteorologia/estacoes_ano.shtml

Arquivado em: Geografia
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: