Lista de questões de vestibulares sobre os tipos de Fermentação. Ler artigo Fermentação.
Assinale a alternativa que indica corretamente os microorganismos utilizados na fabricação de alimentos e bebidas como pães e vinhos.
Algas clorofíceas
Fungos filamentosos
Lactobacilos
Fungos leveduriformes
Protozoários
Produtores de etanol dizem que alta de impostos reduz competitividade sobre a gasolina
A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) se manifestou em 22 de julho de 2017 contra a decisão do governo de elevar os impostos sobre combustíveis. O setor chegou a ser apontado como um dos beneficiados com a medida; entretanto, nos cálculos da Unica, a mudança tributária reduzirá a competitividade do álcool sobre a gasolina. O etanol pode ser obtido a partir da cana-de-açúcar através do processo de fermentação, que é esquematicamente representado na figura a seguir.
O processo fermentativo segue o esquema reacional abaixo:
Considere que o etanol hidratado é uma mistura constituída por 4% de água e 96% de etanol (em massa), cuja densidade é de 0,802 g/mL (a 25 °C).
Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/produtores-de-etanol-dizem-que-alta-de-impostos-reduz-competitividade-sobre-gasolina.ghtml> e <http://www.portaldobiogas.com/fabricacao-de-acucar-e-etanol-partir-da-cana-de-acucar/>. [Adaptado]. Acesso em: 11 ago. 2017.
Com base no exposto acima, é correto afirmar que:
em um tanque de um automóvel preenchido com 38,0 L de etanol hidratado em um dia com temperatura de 25 °C, estará presente uma massa de água inferior a 1,0 kg.
a filtração é um processo utilizado para separar misturas homogêneas.
a oxidação do etanol pode produzir ácido etanoico.
a fermentação que resulta na produção de etanol é uma reação endotérmica.
na destilação fracionada, o líquido de menor ponto de ebulição é o primeiro a ser obtido no decorrer do processo de separação.
a fermentação de 34,2 kg de sacarose para produção de etanol resultará na liberação de 2.350 kcal de energia na forma de calor.
A fim de realizar um trabalho de Biologia, um estudante adicionou misturas de ingredientes em cinco garrafas plásticas pequenas, conforme o quadro abaixo. Imediatamente após a inserção dos ingredientes, o estudante colocou balões no gargalo das garrafas, como demonstrado na ilustração abaixo.
Após 10 minutos de incubação, o estudante conferiu os resultados.
Em relação aos resultados deste experimento, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Nas garrafas 1 e 2 houve produção de gás e os balões inflaram.
Não ocorreu produção de gás na garrafa 2.
O fermento biológico é composto de leveduras e a produção de gás é resultado da fermentação, um processo de respiração aeróbica desenvolvido por estes organismos.
O gás liberado após a reação de fermentação é o CO2. Além dele, através da quebra da glicose, a fermentação promove a produção de ATP e pode ter como subproduto o álcool.
O balão da garrafa 1 inflou-se mais, em comparação com o da garrafa 2, porque o carboidrato presente na garrafa 1 é predominantemente um dissacarídeo, enquanto o da garrafa 2 é um polissacarídeo.
Temperaturas muito altas impedem a reação de fermentação por degradarem os carboidratos envolvidos antes que as leveduras possam ter acesso a eles.
A levedura Saccharomyces cerevisiae pode obter energia na ausência de oxigênio, de acordo com a equação
Produtos desse processo são utilizados na indústria de alimentos e bebidas. Esse processo ocorre _____________ da levedura e seus produtos são utilizados na produção de _____________.
As lacunas dessa frase devem ser preenchidas por:
nas mitocôndrias; cerveja e vinagre.
nas mitocôndrias; cerveja e pão.
no citosol; cerveja e pão.
no citosol; iogurte e vinagre.
no citosol e nas mitocôndrias; cerveja e iogurte.
No preparo de certas massas culinárias, como pães, é comum adicionar-se um fermento que, dependendo da receita, pode ser o químico, composto principalmente por hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3), ou o fermento biológico, formado por leveduras. Os fermentos adicionados, sob certas condições, são responsáveis pela produção de dióxido de carbono, o que auxilia a massa a crescer.
Para explicar a produção de dióxido de carbono, as seguintes afirmações foram feitas.
I. Tanto o fermento químico quanto o biológico reagem com os carboidratos presentes na massa culinária, sendo o dióxido de carbono um dos produtos dessa reação. II. O hidrogenocarbonato de sódio, presente no fermento químico, pode se decompor com o aquecimento, ocorrendo a formação de carbonato de sódio (Na2CO3), água e dióxido de carbono. III. As leveduras, que formam o fermento biológico, metabolizam os carboidratos presentes na massa culinária, produzindo, entre outras substâncias, o dióxido de carbono. IV. Para que ambos os fermentos produzam dióxido de carbono, é necessário que a massa culinária seja aquecida a temperaturas altas (cerca de 200 ºC), alcançadas nos fornos domésticos e industriais.
Dessas afirmações, as que explicam corretamente a produção de dióxido de carbono pela adição de fermento à massa culinária são, apenas:
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
Na produção do álcool combustível ocorre, em uma das etapas, o processo de fermentação. Esse processo, catalisado por uma enzima, pode ser representado pela equação química:
Sendo os calores de formação da glicose, do gás carbônico e do álcool, respectivamente, –302, –94 e –66 kcal/mol, pode-se afirmar que a fermentação ocorre com:
Liberação de 18 kcal/mol;
Absorção de 18 kcal/mol;
Liberação de 142 kcal/mol;
Absorção de 142 kcal/mol;
Variação energética nula.