Lista de exercícios relacionados à fotossíntese, retirados de vestibulares. Ler artigo Fotossíntese.
A figura abaixo esquematiza as etapas que ocorrem durante todo o processo fotossintético.
Baseado nas características do processo, especialistas afirmam que a fotossíntese pode estar relacionada ao controle da temperatura da Terra. A afirmativa é correta visto que durante a fotossíntese:
as plantas absorvem o excesso de água atmosférica, o que ajuda na dissipação do calor vindo do Sol.
a clorofila absorve a maior parte da luz solar, ajudando a diminuir a temperatura global.
o excesso de O2 absorvido faz com que a planta aumente sua biomassa e propicie o aparecimento de mais áreas sombreadas, o que torna o clima global mais ameno.
a planta absorve CO2 da atmosfera e, como esse gás é um dos principais promotores do efeito estufa, isto ajudaria a conter o aumento da temperatura global.
a planta absorve CH4 em grande quantidade e, como este é um dos principais gases estufa, tal ação ajudaria a conter o aumento da temperatura global.
A fotossíntese e a respiração são processos fundamentais para a manutenção da biodiversidade na Terra. Considerando-se esses dois processos, é CORRETO afirmar que ambos:
ocorrem em seres heterotróficos.
participam do ciclo do carbono.
produzem diferentes formas de energia.
se realizam alternadamente durante o dia.
Assinale a alternativa que indica corretamente a principal função da fotólise da água.
Fornecer hidrogênio, para ativar o complexo ATP sintetase, e repor elétrons perdidos pelas moléculas de clorofila.
Quebrar glicose, produzindo oxigênio e ATP, para os seres aeróbios.
Produzir oxigênio, para ativar o sistema ATP sintetase.
Garantir a estabilidade molecular da água que circula nos vasos do xilema e do floema
Garantir a oxidação da glicose.
A fotossíntese é um processo de transformação de energia luminosa em energia química, realizada por organismos autotróficos. Sobre a fotossíntese, é correto afirmar:
ao final da fotossíntese são produzidos 38 mols de ATP.
os organismos autotróficos crescem mais sob a luz verde, porque a clorofila é verde.
a fotossíntese é um processo dependente de luz e ocorre na ausência da água.
somente plantas vasculares são capazes de realizar a fotossíntese.
a unidade fotossintética da planta localiza-se nos tilacóides dos cloroplastos.
O gráfico abaixo representa o resultado de um experimento em que foi medida a velocidade da fotossíntese em função da temperatura na folha de um vegetal mantida sob iluminação constante.
Com base nesse gráfico e nos conhecimentos acerca do processo de fotossíntese, assinale a alternativa correta.
A temperatura atua como fator limitante da fotossíntese porque o calor desnatura as proteínas responsáveis pelo processo.
O aumento da temperatura ocasiona um aumento na velocidade de fotossíntese porque a entrada de oxigênio na folha torna-se mais rápida com o aumento da temperatura.
O aumento da temperatura faz com que a fotossíntese se acelere por conta do aumento da fosforilação cíclica dependente de O2.
Num experimento em que a temperatura fosse mantida constante e a luminosidade fosse aumentando, o resultado permitiria a construção de um gráfico que seria igual ao apresentado.
Em temperaturas muito baixas, a velocidade da fotossíntese é pequena em consequência da baixa produção de CO2 necessário ao processo.
As equações, abaixo, representam, respectivamente, os processos de fotossíntese e respiração.
Com relação a esses processos, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
A taxa respiratória aumenta com a elevação da intensidade luminosa.
O ponto de saturação luminosa é atingido quando, mesmo com o aumento da luminosidade, não ocorre mais aumento na taxa fotossintética.
A taxa de fotossíntese, quando a planta encontra-se em condições ideais de luminosidade e de concentração de CO2, diminui a partir de temperaturas superiores a 35ºC.
O ponto de compensação fótica atinge valores mais altos quando a planta consome, através da respiração, todo açúcar e CO2 produzidos durante a fotossíntese.
Os estômatos, responsáveis pelas trocas gasosas e fundamentais para o processo de fotossíntese, fecham-se quando ocorrem altas taxas de CO2 em suas células-guardas.
A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.
As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:
o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.
os carboidratos convertem energia solar em energia química.
a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera
a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.
A fotossíntese é influenciada por diversos fatores ambientais, entre eles o da luminosidade, mostrada no gráfico abaixo.
Com relação à luminosidade e aos fatores que influenciam a fotossíntese, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
A taxa relativa de fotossíntese é influenciada diretamente pela luminosidade, independentemente da temperatura ambiente.
Em todas as faixas de temperatura, a fotossíntese é realizada com a mesma intensidade.
A quantidade de gás carbônico presente no ar (entre 0,03% e 0,04%) é muito inferior à quantidade que as plantas têm capacidade para utilizar no processo da fotossíntese.
A disponibilidade de água não é um fator que influencie a fotossíntese.
Temperaturas ≥ 40 ºC não prejudicam a fotossíntese nem outras reações metabólicas na célula, pois, nesta faixa de temperatura, as enzimas passam a funcionar com mais eficiência.
Todos os comprimentos de onda da luz têm a mesma eficiência no processo da fotossíntese.
A abertura e fechamento dos estômatos, importantes elementos na fotossíntese, ocorre por influência da luminosidade, da concentração de gás carbônico na atmosfera e pela disponibilidade de água.
Sobre a fotossíntese, é correto afirmar que:
as reações dependentes de luz convertem energia luminosa em energia química.
o hidrogênio resultante da quebra da água é eliminado da célula durante a fotólise.
as reações dependentes de luz ocorrem no estroma do cloroplasto.
o oxigênio produzido na fotossíntese é resultante das reações independentes da luz.
os seres autótrofos utilizam o CO2 durante as reações dependentes de luz.
Considere um aquário tampado contendo apenas água e plantas aquáticas, em grande quantidade, e iluminado somente por luz solar. O gráfico que melhor esboça a variação de pH da água em função do horário do dia, considerando que os gases envolvidos na fotossíntese e na respiração das plantas ficam parcialmente dissolvidos na água, é: