Lista de exercícios relacionados à fotossíntese, retirados de vestibulares. Ler artigo Fotossíntese.
Considere estas três reações químicas realizadas por seres vivos:
A mudança no estado de oxidação do elemento carbono em cada reação e o tipo de organismo em que a reação ocorre são:
I - redução; autotrófico.
II - redução; autotrófico.
III - oxidação; heterotrófico e autotrófico.
I -oxidação; autotrófico.
II - oxidação; heterotrófico.
III - oxidação; autotrófico.
II - redução; heterotrófico e autotrófico.
III - redução; heterotrófico e autotrófico.
I - oxidação; autotrófico e heterotrófico.
I - oxidação; heterotrófico.
II - oxidação; autotrófico.
III - redução; heterotrófico.
A concentração de CO2 na atmosfera em uma floresta varia ao longo de um dia e está intimamente associada com a fisiologia (fotossíntese e respiração) das espécies presentes. A concentração de CO2 na atmosfera também varia em função da disponibilidade de água no ambiente. Considerando o gráfico abaixo, é correto afirmar que:
a fotossíntese das plantas é maior no início e no final do período diurno.
as plantas respiram mais na estação chuvosa.
na estação seca, há um pico de respiração às 12 horas.
as plantas fazem mais fotossíntese e respiram menos na estação chuvosa.
Supondo que o abastecimento das geobactérias pelas raízes das plantas seja proporcional à produtividade na fotossíntese, assinale a alternativa CORRETA.
Uma planta de sol é a melhor escolha para abastecer o sistema, pois seu ponto de compensação fótico é inferior ao de uma planta de sombra.
O armazenamento de energia na bateria que mantém a luz acesa será inversamente proporcional à captação líquida diária de CO2, seja a planta de sol ou de sombra.
Uma planta de sombra associada ao sistema começa a gerar produtos da fotossíntese que serão utilizados pelas geobactérias em intensidades luminosas menores que uma planta de sol.
A quantidade de produtos derivados da fotossíntese fornecidos às geobactérias será o mesmo, seja a planta de sol ou de sombra, pois ambas atingem um ponto de saturação luminosa.
O botânico inglês F.F. Blackman notabilizou-se por seus estudos sobre fotossíntese vegetal. Ele mediu os efeitos de diferentes intensidades luminosas, concentrações de CO2 e temperaturas sobre a taxa de fotossíntese. Alguns dos resultados de seus experimentos podem ser visualizados no gráfico a seguir.
• Considerando o gráfico acima e os seus conhecimentos sobre esse processo biológico, pode-se concluir que, na fotossíntese:
a síntese de carboidratos é um fenômeno que não depende da temperatura.
o fator luz é o único responsável pelas variações na taxa fotossintética.
ocorrem fenômenos que dependem diretamente da luz e fenômenos independentes da luz.
as limitações de CO2 e de temperatura são superadas quando há bastante luz.
Uma determinada espécie do grupo das traqueófitas (plantas vasculares) tem grande área foliar, garantindo a absorção de energia luminosa para realizar com sucesso o processo de fotossíntese. Nesse processo, além da luz, há utilização de:
gás carbônico e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo floema.
oxigênio e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo floema.
gás carbônico e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo xilema.
oxigênio e água, e produção de substâncias orgânicas, que são transportadas da folha para o caule e para a raiz pelo xilema.
Os gráficos apresentam as taxas de respiração e de fotossíntese de uma planta em função da intensidade luminosa a que é submetida.
De acordo com os gráficos e os fenômenos que representam:
no intervalo A-B a planta consome mais matéria orgânica que aquela que sintetiza e, a partir do ponto B, ocorre aumento da biomassa vegetal.
no intervalo A-C a planta apenas consome as reservas energéticas da semente e, a partir do ponto C, passa a armazenar energia através da fotossíntese.
a linha 1 representa a taxa de respiração, enquanto a linha 2 representa a taxa de fotossíntese.
no intervalo A-C a planta se apresenta em processo de crescimento e, a partir do ponto C, há apenas a manutenção da biomassa vegetal.
no intervalo A-B a variação na intensidade luminosa afeta as taxas de respiração e de fotossíntese e, a partir do ponto C, essas taxas se mantêm constantes.
Observe a tirinha abaixo e assinale a proposição correta.
As plantas transformam luz em alimento a medida liberam O2
As plantas ao absorverem luz liberam CO2
A luz é transformada em glicose
A absorção de luz é convertida em celulose
A energia luminosa é utilizada diretamente nas atividades celulares
Considerando a fotossíntese e a respiração celular aeróbica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Quando a taxa de fotossíntese é maior que a taxa de respiração celular, há maior disponibilidade de carboidratos para a planta. ( ) Em plantas, a taxa de fotossíntese é sempre superior à taxa de respiração celular aeróbica. ( ) As taxas de fotossíntese e de respiração celular podem se equivaler, de modo que todo o gás carbônico produzido na respiração é utilizado na fotossíntese. ( ) A fotossíntese produz carboidratos, que são utilizados na respiração celular, e a respiração celular transforma os carboidratos em dióxido de carbono, que é utilizado na fotossíntese.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
V – V – F – V.
F – F – F – V.
V – F – F – F.
Plantas da mesma espécie foram submetidas a três condições experimentais e a taxa de fotossíntese avaliada em função da intensidade luminosa.
Assinale a alternativa que associa corretamente cada condição à respectiva curva.
1-A; 2-B; 3-C.
1-A; 2-C; 3-B.
1-B; 2-C, 3-A.
1-C; 2-B; 3-A.
1-C; 2-A; 3-B.
Com base nos conhecimentos sobre fotossíntese, assinale a afirmativa correta.
Somente seres eucariontes como Euglenas, Diatomáceas, Algas pardas, Algas vermelhas, Algas verdes e Plantas são capazes de realizar a fotossíntese;
O oxigênio produzido na fotossíntese é proveniente da quebra da molécula de CO2 absorvido pelas plantas;
Os pigmentos fotossintéticos, representados principalmente pelas clorofilas, ficam imersos na membrana dos tilacoides, formando os chamados complexos antena, responsáveis por capturar a energia luminosa;
No processo de fotossíntese são produzidos glicídios que são transportados por meio do xilema para todas as partes da planta que não realizam fotossíntese;
A clorofila necessita absorver o máximo de energia luminosa, por isso absorve com maior eficiência os comprimentos de onda das luzes verde e amarelo, nas quais a fotossíntese é mais intensa.