Lista de questões de vestibulares sobre a metamorfose que ocorre em alguns animais. Ler artigo Metamorfose.
Observe a figura que representa a metamorfose de um girino; essas transformações sofridas pelos anfíbios dependem de um importante elemento químico, o iodo.
Então, pode-se afirmar que a ausência total desse elemento químico:
prejudicará ou retardará a metamorfose dada a sua importância para as glândulas paratireóideas, cuja função é controlar o metabolismo de cálcio e iodo.
não trará prejuízo para o desenvolvimento, pois a glândula hipófise continuará produzindo o hormônio tireotrofina que através de um mecanismo de compensação suprirá a falta de iodo.
prejudicará o desenvolvimento desse girino por deficiência do hormônio de crescimento, logo a metamorfose ocorrerá lentamente e o anfíbio adulto terá tamanho reduzido.
não prejudicará a metamorfose e o crescimento, pois o hormônio tireotrófico por feed back positivo estimulará a glândula tireóidea, promovendo o crescimento da mesma.
prejudicará a formação do hormônio tiroxina, cuja função é promover o crescimento e a metamorfose completa do girino.
Durante a metamorfose, um animal pode sofrer alterações marcadas na estrutura do seu corpo. Contudo, a magnitude dessas alterações varia entre grupos de animais. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Em cnidários, tanto pólipos como medusas apresentam o mesmo sistema respiratório. 2. Larvas e adultos de equinodermos normalmente têm o mesmo tipo de simetria. 3. Girinos e sapos diferem em seus sistemas respiratórios. 4. Em algumas espécies de borboletas, imaturos podem ter uma dieta completamente diferente da dieta de adultos. 5. Larvas de crustáceos comumente mudam de um estado séssil para a vida livre durante a sua metamorfose.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.