Lista de exercícios sobre mutação, retirados dos vestibulares brasileiros. Ler artigo Mutação.
Como consequência de uma mutação hipotética em uma molécula de RNA mensageiro, podemos esperar que ocorram diversas mudanças, à exceção de alterações:
na transcrição reversa desse RNA para DNA.
na autoduplicação do DNA que o originou
na tradução dessa molécula de RNA
moleculares em proteínas estruturais originadas desse RNA.
funcionais em proteínas enzimáticas originadas desse RNA.
Segundo o site Scientific Reports, ligado à revista Nature, o desastre nuclear de Fukushima, ocorrido após o terremoto de 11 de março de 2011, já mostra efeitos na fauna local do nordeste japonês. Cientistas encontraram borboletas que sofreram mutações (foto abaixo) devido à radiação liberada pelos reatores danificados da usina.
Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/radar-cientifico/2012/08/14/borboletas-mutantes-sao-encontradas-na-regiao-de-fukushima/>. [Adaptado] Acesso em: 12 set. 2012.
Considerando o exposto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
As mutações originadas pela radiação nas borboletas em Fukushima, citadas no artigo, restringem-se aos fenótipos e não afetaram seus genótipos.
Segundo Darwin, em seu célebre livro A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural, as mutações são o principal agente de variabilidade entre as espécies.
As mutações gênicas e a recombinação gênica contribuem para a variabilidade genética das populações.
Uma mutação só ocorre quando envolve a mudança de um códon no DNA.
Mutações somente ocorrem em algumas regiões da cadeia de DNA.
Todas as mutações são perceptíveis no fenótipo dos indivíduos que as possuem.
Apesar de ocorrerem muitas mutações ao longo da cadeia de DNA, elas podem ser corrigidas por mecanismos que envolvem enzimas especializadas no reparo.
Leia o texto:
“Após anos e anos anunciando a descoberta de inúmeros genes disto ou daquilo, desde o do câncer de mama até o da esquizofrenia e o da homossexualidade, não é de estranhar que a imprensa tenha feito tanto barulho. Não é apenas a maioria dos jornalistas, mas provavelmente a maior parte do público, que tem sua compreensão de genética moldada pelo paradigma das síndromes genéticas, como a distrofia muscular de Duchenne. Segundo esta visão simplista predominante, alterações discretas e localizadas na sequência de DNA, por vezes de uma única “letra” na sequência correspondente aos aminoácidos de uma única proteína, necessariamente acarretam efeitos devastadores sobre a saúde ou o desenvolvimento da pessoa afetada, assim como de parte de sua descendência.” Leite, M.; O DNA – Série Folha Explica; Ed. Publifolha; 2003, 1ª ed., p. 77.
“Após anos e anos anunciando a descoberta de inúmeros genes disto ou daquilo, desde o do câncer de mama até o da esquizofrenia e o da homossexualidade, não é de estranhar que a imprensa tenha feito tanto barulho. Não é apenas a maioria dos jornalistas, mas provavelmente a maior parte do público, que tem sua compreensão de genética moldada pelo paradigma das síndromes genéticas, como a distrofia muscular de Duchenne. Segundo esta visão simplista predominante, alterações discretas e localizadas na sequência de DNA, por vezes de uma única “letra” na sequência correspondente aos aminoácidos de uma única proteína, necessariamente acarretam efeitos devastadores sobre a saúde ou o desenvolvimento da pessoa afetada, assim como de parte de sua descendência.”
Leite, M.; O DNA – Série Folha Explica; Ed. Publifolha; 2003, 1ª ed., p. 77.
Analise as proposições segundo o texto.
I. As alterações na sequência de DNA, conforme citado no texto: por vezes de uma única “letra”, são as chamadas mutações. II. Na realidade, o autor comete um erro em seu texto, pois alterações de uma única “letra” não podem provocar alterações nas proteínas. III. Alterações nas sequências de DNA são ocasionadas por fatores físicos ou químicos. IV. As chamadas síndromes genéticas, citadas pelo autor, ocorrem exclusivamente pelo aumento ou diminuição no número de cromossomos nos indivíduos. V. Contrariando o argumento do autor, os genes são determinísticos, ou seja, se um indivíduo possuir um gene ele irá se manifestar na pessoa.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Desastres em usinas nucleares, como os ocorridos em Chernobyl (1986) e Fukushima (2011), geram preocupação devido às grandes quantidades de material radioativo lançadas no ambiente. A radiação produz mutações, tendo efeitos sobre a hereditariedade. No caso das células do sistema reprodutor masculino, a duração dos efeitos depende do estágio da espermatogênese afetado pela radiação, podendo haver menor ou maior chance de a mutação causar efeitos transgeracionais (aparecer nas gerações futuras). O efeito da radiação será mais duradouro e será mais provável a observação de efeitos transgeracionais se a mutação ocorrer:
nos espermatozoides.
nas espermátides.
nas espermatogônias.
nos espermatócitos I.
nos espermatócitos II.