O canto das baleias

Graduado em Ciências Biológicas (UNIOESTE, 2017)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Ao contrário do que muitos imaginam, o fundo dos oceanos não é um ambiente silencioso e totalmente “sombrio”. Durante épocas específicas, alguns animais, como as baleias jubarte, emitem sons na forma de música, o que altera completamente a acústica dos mares.

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, a pesquisa marítima ganhou força, e foi em 1952, através de estudos sonoros dos oceanos utilizando hidrofones instalados embaixo d’água no Havaí, que foi captado os primeiros sons no fundo do mar.

À princípio, não se sabia qual animal era responsável por emitir tal som. Foram necessários longos 20 anos para descobrir que os sons captados eram gerados por machos de baleias jubarte.

Com avanço dos estudos sonoros, pode-se perceber que há uma certa semelhança entre o canto das baleias com o canto dos pássaros, na qual é uma vocalização voltada para aspectos reprodutivos e de avisos a outros seres.

Ainda não se sabe ao certo os motivos que levam as baleias jubarte emitirem sons. A que tudo indica, esse comportamento está relacionado com fatores reprodutivos, por isso, as hipóteses mais relevantes são:

  • Atrair fêmeas
  • Demarcar território
  • Competição por habitat
  • Expressão de sentimentos.

O que se sabe é que o canto é uma forma de comunicação.

O fato de apenas macho emitirem sons, leva a crer que essa forma de comunicação é resultado da seleção natural (seleção sexual), em que tal característica influencia diretamente no sucesso reprodutivo dessa espécie.

Ouça abaixo alguns exemplos de sons emitidos por baleias:

Canto das baleias – Características

Os sons emitidos pelas baleias são considerados cantos, pois assim como os pássaros, os sons produzidos possuem um padrão-fixo, no qual há uma série de temas que caracterizam esse som como sendo um canto.

Análises acústicas demonstram que cada população apresenta o seu próprio cântico, entretanto, a cada ano que passa os cantos de cada indivíduo ganham novos aspectos, e por isso, estão em constante mudança e evolução.

Tal alteração aparentemente se deve ao fato da convivência entre populações vizinhas. Os machos são capazes de reconhecer e alterar suas ondas sonoras a partir de sons emitidos por machos de populações próximas. Uma vez que novos sons são produzidos, todos os machos da população produzem o mesmo som.

Dependendo da proximidade, populações vizinhas podem produzir cânticos semelhantes. Esses aspectos mostram uma relação transmissão cultural entre as baleias jubarte, levando-as a serem consideradas um dos grandes exemplos de transmissão cultural da natureza.

O canto das baleias dura normalmente entre 5 a 30 minutos, entretanto, há registros de cânticos que duraram quase 24 horas.

Importância de se estudar o canto das baleias

Por se tratar de uma forma de comunicação e consequentemente interação da espécie com o meio, é de suma importância a compreensão aprofundada sobre o canto das baleias, pois assim é possível estabelecer estratégias de conservação.

Além disto, o canto das baleias jubarte indicam um padrão diferente na forma de comunicação, no qual influencia principalmente no método de reprodutivo. Assim, estudos sobre o canto das baleias podem servir para explicar o mecanismo reprodutivo de uma série de outros organismos.

No Brasil, alguns projetos de pesquisas, como é o caso do Projeto Baleia-Jubarte, mantém um de seus focos no estudo da bioacústica das baleias que invadem o litoral brasileiro principalmente durante a primavera e inverno.

Referências:

Batochio, M. https://www.queroverbaleia.com/single-post/o-canto-das-baleias-jubarte, 2021

https://youtu.be/cceSBIigibA

https://socientifica.com.br/canto-das-baleias-jubartes-e-semelhante-ao-dos-passaros-mostra-estudo/ 

 

Arquivado em: Ecologia, Mamíferos
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: