Lista de exercícios sobre seres vivos, retirados de provas de vestibulares. Ler artigo Seres vivos.
Encontrada a evidência de vida mais antiga
Uma equipe internacional de geólogos, paleontólogos e nanotecnólogos encontrou em rochas canadenses, estruturas tubulares e filamentosas que, segundo interpretam, representam bactérias fósseis. Provenientes de fumarolas hidrotermais do fundo do oceano de 3,77 a 4,28 bilhões de anos atrás, esses microfósseis representam as mais antigas evidências de vida de que temos registro até agora. Fonte: Jornal El País, 01/03/2017. Disponível em: http://brasil.elpais.com
Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) As bactérias são organismos unicelulares que podem ou não formar colônias. Esses organismos possuem material genético disperso no citoplasma, sendo, portanto, denominados procariontes. ( ) Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos do planeta Terra eram unicelulares, procariotos e capazes de sintetizar matéria orgânica através da fotossíntese. ( ) Os fósseis são restos de seres vivos ou evidências de suas atividades biológicas preservados em diversos materiais, como rochas, sedimentos e resina, por exemplo. ( ) Além dos fósseis, a embriologia comparada, os órgãos vestigiais, os órgãos homólogos, os órgãos análogos e a semelhança na estrutura molecular de diversos organismos podem ser considerados evidências e provas da evolução. ( ) De acordo com a teoria sintética da evolução, as mutações sempre trazem vantagens adaptativas em relação ao meio.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V - F- F - F - V
V - F - V - V - F
F - F - V - F - F
F - V - F - V - F
As regras de nomenclatura vigente para os seres vivos é um método que facilita o estudo destes, por cientistas de todo o mundo. Sobre essas normas é correto afirmar:
O uso de duas palavras em latim de um nome científico são sempre qualificativos (adjetivos).
O primeiro nome corresponde a espécie e o segundo ao gênero.
O nome científico deve ser escrito em latim e deve estar destacado no texto.
Por um nome científico já se sabe a que família a espécie pertence.
Um nome científico que homenageia alguém possui gênero e espécie com inicial maiúscula.
Durante a realização de uma aula de campo na Floresta Nacional do Araripe em Crato os alunos da disciplina de Fisiologia Vegetal do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da URCA coletaram vários exemplares de material botânico. Chegando ao Laboratório de Botânica, atribuíram uma numeração para cada tipo de material botânico de acordo com os tipos de organismos e classificaram conforme algumas características (fotossintetizantes, com tecidos condutores, com flores, com frutos e com sementes). 1 - Cianobactérias, 2 - Algas, 3 - Fungos, 4 - Liquens, 5 - Musgos (com estrutura de reprodução), 6 - Samambaia (com estrutura de reprodução), 7 - Pinheiro (coletado na praça com estrutura de reprodução) e 8 - Mangueira (com estrutura de reprodução). No quadro abaixo, a alternativa que mostra a classificação correta desses organismos é:
Fotossintetizantes - 2, 3, 4, 5, 6, 7
Tecidos Condutores - 6, 7
Flores - 6, 7
Frutos - 7, 8
Sementes - 7, 8
Fotossintetizantes - 1, 2, 3, 5, 6, 7
Tecidos Condutores - 3, 5, 6, 7
Flores - 7, 8
Frutos - 8
Sementes - 8
Fotossintetizantes - 1, 2, 4, 5, 6, 7
Tecidos Condutores - 3, 5, 6, 7, 8
Sementes - 7
Fotossintetizantes - 1, 2, 3, 4, 5, 6
Tecidos Condutores - 5, 6, 7, 8
Flores - 6, 7, 8
Fotossintetizantes - 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8
Tecidos Condutores - 6, 7, 8
Observe com atenção e correlacione as colunas abaixo:
Estrutura Função (A) Autótrofo ( ) possui membrana nuclear (B) Fotossíntese ( ) capacidade de reagir a estímulos (C) Heterótrofo ( ) possui mais de uma célula (D) Procarionte ( ) processo de produção de alimentos (E) Unicelular ( ) se alimentam de outros seres (F) Eucarionte ( ) o material genético não está em um núcleo (G) Pluricelular ( ) etapas do desenvolvimento de um ser vivo (H) Excitabilidade/Irritabilidade ( ) seres que produzem seu alimento ( I ) Ciclo Vital ( ) processo de obtenção de energia (J) Respiração ( ) possui apenas uma célula
A sequência CORRETA da estrutura com sua respectiva função é:
sequência: (f), (h), (g), (b), (c), (d), (i), (a), (j), (e)
sequência: (i), (a), (f), (e), (j), (h), (g), (b), (c), (d)
sequência: (c), (d), (i), (j), (h), (g), (b), (a), (f), (e)
sequência: (j), (h), (g), (b), (c), (d), (e), (i), (f), (a)
sequência: (a), (b), (c), (d), (e), (f), (g), (h), (i); (j)