Lista de questões sobre os vírus, retiradas de provas de vestibulares e concursos. Ler artigo Vírus.
Com relação a vírus, julgue os itens subsequentes.
Os vírus são organismos subcelulares, com ciclo de replicação exclusivamente intracelular, sem nenhum metabolismo ativo fora da célula hospedeira.
Uma partícula viral completa é composta de uma molécula de DNA circundada por uma capa lipídica, que pode conter proteínas.
A função básica de uma partícula viral completa é carregar o genoma viral para dentro da célula hospedeira, onde será replicado e amplificado.
Os vírus, ao serem cultivados em meio artificial, se reproduzem de forma binária.
Nos noticiários há muita ênfase às doenças: dengue, zica, febre amarela, chikungunya e mais recentemente a gripe H1N1 causadas por vírus.
Analise as proposições com relação à transmissão dos vírus.
I. Alguns tipos de vírus podem ser transmitidos pelo simples toque entre as pessoas. II. Alguns vírus são transmitidos pelas secreções corporais. III. Alguns vírus necessitam de insetos como vetores. IV. Os vírus retêm sua capacidade infectante por pouco tempo, quando fora do organismo hospedeiro.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Documento da Organização Mundial da Saúde – OMS relata um total de 4.920 mortes e 13.703 casos nos oito países afetados pelo surto de ebola, até 27 de outubro de 2014. Especialistas dizem que é preciso monitorar a doença para derrotá-la. Libéria, Serra Leoa e Guiné são os países com mais casos de contaminação. Fonte: http://g1.globo.com/ Acesso em 30/10/2014
A respeito do vírus ebola, transmissão, sintomas e tratamento, é correto afirmar, exceto:
O ebola pode ser transmitido por animais e humanos. A transmissão de humanos para humanos se dá por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluidos corpóreos de uma pessoa infectada com o vírus.
O contato direto com cadáveres durante os rituais fúnebres, por exemplo, é uma das principais formas de transmissão da doença. Os funerais são práticas importantes nas comunidades afetadas por essa epidemia e envolvem pessoas tocando e lavando o corpo, em demonstração de amor à pessoa falecida.
Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica, envolvendo o material genético, que no caso do ebola, como já foram identificadas cinco cepas, pode ser o DNA ou RNA.
Como há dificuldades para diagnosticar o ebola nos estágios iniciais da doença, as pessoas que apresentam os sintomas e que sejam provenientes de áreas endêmicas devem ser isoladas e os profissionais de saúde notificados. A terapia de apoio deve continuar, desde que medidas de precaução e equipamentos de proteção individual apropriados sejam utilizados e até que amostras do paciente sejam testadas para afastar o diagnóstico da doença.
A gripe A, é uma doença respiratória causada por uma cepa do vírus Influenza A (H1N1). Devido a mutações no agente etiológico e transmissão direta, principalmente por meio de espirro, tosse ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas e que, em 2009, causou a primeira pandemia do século XXI e agora em 2016, principalmente na Região Sudeste, desde março estamos passando por nova ameaça com a influenza H1N1. Diante da gravidade da doença, todos os anos o Ministério da Saúde MS vem realizando ações educativas em saúde e campanhas de vacinação, principalmente nos meses de abril e maio devido às mudanças climáticas no país.
Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o motivo pelo qual a vacina anual é necessária:
A vacina deve ser aplicada anualmente porque o corpo humano vai perdendo a capacidade de produzir novos anticorpos, sendo necessário aplicar outro antígeno.
Vacina-se anualmente contra o vírus Influenza A (H1N1) como uma forma de reforçar a produção de anticorpos.
A vacina contra a gripe A (H1N1) é aplicada anualmente para evitar que o corpo humano acostume-se com os vírus do local.
A vacinação contra H1N1 é anual porque o vírus Influenza apresenta grande capacidade de mutação.
É necessário vacinar contra H1N1 anualmente, pois a cada ano ela é causada por um grupo de vírus Influenza, podendo ser A, B ou C.
Leia o fragmento de reportagem da Folha de São Paulo do dia 17/08/2014 retirado do Caderno Mundo:
Descontrole impulsiona Ebola na África
“O número de casos deve ser bem maior, pois as pessoas estão com medo e não vão para o hospital disse à folha Jacob Mufunda, representante da OMS em Serra Leoa. A maioria dos infectados é de médicos e enfermeiros. Sheik Umar Khan, principal especialista em Ebola no país, que tratou mais de cem pacientes e era um herói nacional, morreu da doença em julho. O contágio se dá através de fluídos: contato com saliva, sangue, vômito, suor ou objetos que tenham sido tocados.”
Epidemias virais como a descrita na reportagem, ocorrem de tempos em tempos, com a evolução da microscopia e das pesquisas envolvendo as ciências médicas, foi possível desenvolver medicamentos e estratégias para combater um inimigo invisível.
Assinale a alternativa correta sobre os vírus.
Todos os vírus são acelulares e visíveis ao microscópio óptico;
O vírus Ebola é um vírus perigoso e seu contágio ocorre apenas por contato sexual e vias sanguíneas;
O DNA é o único tipo de material genético encontrado em todos os vírus;
Atualmente existem vacinas para todas as doenças causadas por vírus;
Os vírus não possuem metabolismo próprio e são visíveis ao microscópio eletrônico.