Lista de questões de vestibulares sobre os Recifes de Corais. Ler artigo Recifes de corais.
Os recifes coralíferos são muitas vezes comparados às florestas tropicais em termos de biodiversidade. Basta escolher qualquer grupo e os resultados são inacreditáveis. Certa vez, um pesquisador australiano abriu um pedaço de coral do tamanho de uma bola de vôlei e descobriu, vivendo no seu interior, mais de 1.400 vermes poliquetas de 103 espécies diferentes. Mais recentemente, pesquisadores americanos abriram nacos de coral em busca de crustáceos e encontraram mais de cem espécies. KOLBERT, E. A sexta extinção, uma história não natural. 1. ed. Tradução de M. Pinheiro. Rio de Janeiro: Intrínseca, p. 148. [Adaptado].
Os recifes coralíferos são muitas vezes comparados às florestas tropicais em termos de biodiversidade. Basta escolher qualquer grupo e os resultados são inacreditáveis. Certa vez, um pesquisador australiano abriu um pedaço de coral do tamanho de uma bola de vôlei e descobriu, vivendo no seu interior, mais de 1.400 vermes poliquetas de 103 espécies diferentes. Mais recentemente, pesquisadores americanos abriram nacos de coral em busca de crustáceos e encontraram mais de cem espécies.
KOLBERT, E. A sexta extinção, uma história não natural. 1. ed. Tradução de M. Pinheiro. Rio de Janeiro: Intrínseca, p. 148. [Adaptado].
Sobre os assuntos relacionados ao texto, é correto afirmar que:
os vermes poliquetas pertencem ao mesmo filo dos crustáceos.
recifes de coral são construídos pela ação dos poliquetas e dos crustáceos.
recifes de coral são formações que ocorrem em diferentes ambientes marinhos, incluindo águas tropicais, polares e regiões abissais.
recifes de coral são restritos às regiões costeiras dos continentes.
os corais suportam grandes variações na temperatura da água, justamente por viverem e se desenvolverem em águas tropicais.
nas formações coralíferas, existe uma relação simbiótica entre cnidários e algas zooxantelas.
os recifes coralíferos são locais de alimentação, reprodução e desenvolvimento de várias espécies do ecossistema marinho.
A próxima vítima do aquecimento global
Mudanças climáticas estão prestes a eliminar a Grande Barreira de Corais da Austrália, classificada pela Unesco como um patrimônio global. A barreira engloba um conjunto de 3.000 recifes e 600 ilhas e serve de abrigo para 1.625 espécies de peixes. Fonte: Veja, 07/05/2017. Disponível em: http://veja.abril.com.br
Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:
Os recifes são formações construídas a partir da deposição de carbonato de cálcio por diversos organismos marinhos, principalmente por corais, mas também por outros organismos, como algas calcárias.
Os corais são animais do grupo dos cnidários, da classe Scyphozoa, pequenos e muito frágeis, que utilizam carbonato de cálcio da água para construir um exoesqueleto duro.
As interações ou relações observadas entre os seres vivos estão divididas em homotípicas e heterotípicas. Como exemplo de relação heterotípica, temos a associação entre algumas espécies de peixes e os recifes de corais onde eles habitam.
Uma das causas do aquecimento global é a emissão dos chamados gases de efeito estufa (GEE). Além do hidrofluorcarbono (HFC) e dos perfluorcarbonos (PFCs), gases regulados pelo Protocolo de Quioto, há quatro principais gases GEE: o dióxido de carbono (CO2), o gás metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o hexafluoreto de enxofre (SF6).