Questões de vestibulares e do Enem sobre os diversos tipos de vitaminas. Ler artigo Vitaminas.
O armazenamento de certas vitaminas no organismo apresenta grande dependência de sua solubilidade. Por exemplo, vitaminas hidrossolúveis devem ser incluídas na dieta diária, enquanto vitaminas lipossolúveis são armazenadas em quantidades suficientes para evitar doenças causadas pela sua carência. A seguir são apresentadas as estruturas químicas de cinco vitaminas necessárias ao organismo.
Dentre as vitaminas apresentadas na figura, aquela que necessita de maior suplementação diária é
I.
II.
III.
IV.
V.
O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel, obtida pela ingestão de alimentos, pois não é sintetizada pelo organismo humano. Atua em conjunto com a vitamina B12, sendo essencial na multiplicação celular de todos os tecidos, já que é indispensável à síntese do DNA e consequentemente à divisão celular. Especialistas indicam a administração diária de um comprimido contendo 0,005 g de ácido fólico desde os três meses que antecedem a concepção até o terceiro mês de gestação, visando prevenir principalmente a incidência de malformações no fechamento do tubo neural dos bebês. O ácido fólico, fórmula molecular C19H19O6N7, é constituído por três blocos construtivos: I – deriva do composto nitrogenado pteridina, II – deriva do ácido p-aminobenzoico e III – deriva do ácido glutâmico.
Segue abaixo a fórmula estrutural simplificada do ácido fólico:
De acordo com as informações acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
O ácido fólico apresenta seis ligações covalentes do tipo pi (π).
As moléculas de ácido fólico são polares e interagem com a água por ligações de hidrogênio.
O bloco I apresenta uma hidroxila fenólica.
O bloco II apresenta um átomo de carbono com hibridização sp2.
O bloco III apresenta um átomo de carbono assimétrico.
A estrutura química do ácido fólico apresenta quatro átomos de carbono com hibridização sp.
As vitaminas, embora não sejam produzidas pelo organismo, não são uma classe particular de substâncias, e sim uma designação geral para qualquer substância orgânica necessária ao nosso organismo, mesmo em quantidades reduzidas. Sabemos que a vitamina B5 (Ácido pantotênico) é um componente da coenzima A; a vitamina B9 (Biotina) atua na síntese das bases nitrogenadas; a vitamina B12 (Cianocobolamina) atua na maturação das hemácias; vitamina C (Ácido ascórbico) atua na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos e a vitamina K (Filoquinona) atua na coagulação do sangue.
Assinale a alternativa correta.
A ausência da vitamina C está diretamente ligada à fragilidade óssea.
A vitamina B9 está envolvida com os mecanismos de duplicação do DNA.
A vitamina B5 não está envolvida com a formação de ATP.
A ausência de vitamina B12 levará a um aumento de hemácias circulantes.
A ausência da vitamina K pode evitar quadros hemorrágicos.
Observe a tira abaixo.
Se o filho do Radicci tornar-se vegetariano do tipo que não utiliza produtos derivados de animais, ficará impossibilitado de obter, em sua dieta, a vitamina:
B12, que atua na formação de células vermelhas do sangue.
B12, que é encontrada nos pigmentos visuais.
D, que auxilia na formação do tecido conjuntivo.
E, que é responsável pela absorção de cálcio.
E, que participa da formação de nucleotídeos.
A falta de vitaminas pode causar doenças chamadas avitaminoses, cujos sintomas dependem do tipo de vitamina que está deficiente. Em um estudo realizado em diferentes populações humanas, foram constatados os seguintes sintomas e doenças relacionados a avitaminoses: (1) raquitismo, (2) escorbuto, (3) hemorragias e (4) cegueira noturna.
Assinale a alternativa com a dieta correta para o tratamento de cada uma das quatro avitaminoses acima identificadas.
(1) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina D. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina C. – (3) peixe como fonte de vitamina A. – (4) vegetais com folhas verdes como fontes de vitamina K.
(1) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina D. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina C. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina K. – (4) abóbora, fígado e cenoura como fontes de vitamina A.
(1) peixe, leite e gema de ovo como fonte de vitamina K. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina A. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina D. – (4) cenoura, abóbora e fígado como fonte de vitamina C.
(1) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina D. – (2) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina K. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina A. – (4) frutas cítricas como fontes de vitamina C.
(1) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina D. – (2) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina C. – (3) frutas cítricas como fontes de vitamina K. – (4) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina A.