Fatores de Crescimento

Por InfoEscola
Categorias: Bioquímica
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Por Débora Carvalho Meldau

Os fatores de crescimento são definidos como um grupo de substâncias, sendo a maior parte delas de natureza protéica que em associação com os hormônios e neurotransmissores, exercem um papel importante na comunicação entre as células.

Alguns dos fatores de crescimento estimulam a proliferação celular, enquanto outros possuem alvos celulares limitados. Além de estimular a proliferação celular, estas substâncias também podem exercer efeito na contratilidade, locomoção, diferenciação e angiogênese celulares.

Os fatores de crescimento conseguem exercer suas tarefas em baixas concentrações nos líquidos corporais. Operam suas funções ligando-se a receptores localizados na membrana celular, responsáveis por propagar o sinal do meio externo para o meio interno, por meio da união de proteocinases distintas que sofrem fosforilação ativando uma cascata de sinais, ocasionando a ativação de um ou diversos genes, processo conhecido como transdução de sinal.

A regulação das funções dos fatores de crescimento é alcançada por meio de diferentes mecanismos responsáveis por controlar a ação gênica, como:

Pesquisas com culturas de células apontaram que os fatores de crescimento são conduzidos pelo soro. Para que ocorra multiplicação das células em cultura, é preciso que esteja presente o soro composto por fatores de crescimento e moléculas de adesão, como é o caso da fibronectina, vitronectina, lipoproteínas, transferrina, aminoácidos, entre outros.

Existem inúmeros fatores de crescimento, mas dentre os mais conhecidos estão:

Nos últimos tempos, os fatores de crescimento têm sido utilizados em tratamentos de enfermidades, especialmente as hematológicas e oncológicas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fator_de_crescimento
http://www.prospecbio.com/Growth_Factors/

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!