O território do Canadá ocupa uma área de 9.984.670 km², ao norte da América do Norte. É o segundo maior país do mundo, perdendo apenas para a Rússia. As cidades mais populosas do país são Montreal e Vancouver. O país é dividido em 10 estados, sendo que Ottawa é a capital do Canadá. Suas fronteiras se estendem por 8.800 km, sendo:
- Norte – Oceano Glacial Ártico
- Sul – Estados Unidos
- Leste – Oceano Atlântico
- Oeste – Oceano Pacífico
- Noroeste – Alasca (estado americano)
O Canadá tem temperaturas e relevos variados, destacando-se as seguintes regiões:
- Escudo canadense – Região rochosa, localizada em torno da Baía de Hudson. A vegetação nessa região é predominantemente de bosques boreais, com uma grande variedade de coníferas.
- Montanhas rochosas – Compostas por montanhas escarpadas e altos platôs, as Montanhas Rochosas se estendem da Colúmbia Britânica até o leste da fronteira de Alberta. A região é predominantemente de bosques de coníferas.
- Os Grandes Lagos – Também conhecida como região do Rio São Lourenço, é onde estão localizadas Montreal e Ottawa. Nessa região são encontradas as grande árvores.
- Apalaches – Se estende do sul do estado americano do Alabama até as Províncias do Atlântico, onde são encontrados colinas e vales irrigados por rios, onde a agricultura é favorecida.
- Ártico – Ao norte, essa região ocupa quase a metade do território do Canadá. A tundra é o tipo de vegetação predominante, o verão é curto e o inverno longo e severo.
- Pradarias – Localizadas ao noroeste do país, as pradarias, ou planícies canadenses é uma das regiões de maior produção de grãos do mundo, principalmente canola e trigo. Ao norte dessa região encontra-se uma área desértica.
Os principais rios do país são: Rio Fraser, Columbia, Mackenzie, Koksoak, Nelson, São Lourenzo, Churchill e Saint-Jean.
No Canadá existe uma infinidade de lagos, mais de dois milhões, sendo os mais importantes: Lago Ontário, Lago Superior, Lago Hurón e Lago Erie.
Dos animais que compõem a fauna canadense, destacam-se: rena, urso polar, lobo e raposa polar, as aves migratórias (gansos canadenses, águias, açores, entre outros) e as espécies marinhas, tanto de água doce (salmão, esturjão, truta), quanto de água salgada (atum gigante, peixe espada, bacalhau).