A massagem cardíaca é uma manobra que objetiva garantir a oxigenação dos órgãos quando ocorre uma parada cardiorrespiratória. Nesta situação, não há bombeamento de sangue para os órgãos vitais do corpo, como cérebro e coração, e estes acabam por entrar em processo de necrose.
As técnicas de massagem cardíaca mudam constantemente. No entanto, nem sempre foi assim. No ano de 1960, Kouwenhoven, Jude e Knicherbocker foram os primeiros a sugerirem que compressões realizadas contra a parede torácica na região correspondente à metade da linha imaginária que passa sobre os mamilos, seriam capazes de garantir a circulação sanguínea para o cérebro e para a musculatura do coração, em casos de parada cardíaca. Por conseguinte, foi incluída a respiração boca-boca às compressões para manter a oxigenação tecidual. Naquela época, o ritmo recomendado era de 5 para 2, ou seja, 5 compressões torácicas intercaladas com 2 respirações boca-boca.
Há algum tempo atrás, especialistas demonstraram que as compressões deveriam ser mais frequentes, sendo o ritmo modificado para 100 compressões por minuto, sem necessidade de efetuar a respiração boca a boca.
O reconhecimento da parada cardíaca é simples, basta chamar a pessoa que desmaiou. Caso a pessoa esboce alguma reação, o coração não está parado. No entanto, quando não há reação, o primeiro passo é chamar socorro especializado. As massagens devem ser iniciadas o mais depressa possível, até a chegada do resgate ao local.
A massagem cardíaca deve ser realizada da seguinte forma:
- Coloque a vítima deitada de costas em uma superfície dura;
- Com os braços estendidos, posicione suas mãos sobrepostas na metade inferior do esterno;
- Os dedos devem permanecer abertos sem tocar a parede torácica;
- Em seguida, exerça uma pressão, vigorosamente, para que o esterno abaixe, comprimindo o coração em direção à coluna vertebral;
- Descomprima em seguida.
Fontes:
https://saude.es.gov.br/massagem-cardiaca-samu-192-orienta-sobre-tecn
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reanima%C3%A7%C3%A3o_cardiorrespirat%C3%B3ria
http://comunidade.bemsimples.com/saude/w/saude/Aprenda-a-fazer-a-massagem-cardiaca.aspx
http://systolicvn.com/SCDICD.html