Ponte de Safena

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Cardiologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A ponte de safena consiste em um procedimento cirúrgico cardíaco, que tem o objetivo de reestabelecer a oferta de sangue ao coração que possui uma ou mais artérias obstruídas.

Neste procedimento, são utilizados enxertos oriundos do organismo do próprio paciente, como a veia safena, a artéria mamária interna, a artéria radial, a artéria gastroepiplóica e a artéria epigástrica inferior, que atuam como uma ponte, levando sangue para parte da artéria coronária após o ponto de obstrução.

O nome mais adequado para este procedimento é cirurgia de revascularização miocárdica por ponte de safena aorto-coronária. É indicada para aqueles pacientes que apresentam comprometimento da irrigação cardíaca por obstrução arterial, com risco de enfarte. A doença arterial coronariana é resultante de um acúmulo de placas de gordura, denominados ateromas, na parede das artérias coronárias do coração. Ao longo do tempo, este depósito leva ao enrijecimento e estreitamento das paredes internas desses vasos sanguíneos, reduzindo o suprimento sanguíneo rico em oxigênio para o miocárdio.

Quando é utilizada a veia safena, esta é removida cirurgicamente da perna do próprio paciente e, por conseguinte, é suturada à aorta, ligando-a a artéria coronária após o ponto de obstrução. Desta forma, o daquela para esta através da veia safena implantada, nutrindo o miocárdio.

Até a década de 1980, as cirurgias de ‘bypass’, como é o caso da ponte de safena, representavam a solução mais comum para problemas de obstrução cardíaca. Contudo, atualmente existem técnicas mais modernas de revascularização miocárdica, como a angioplastia. Esta última tornou-se a técnica mais utilizada e a menos traumática. No entanto, pesquisas recentes apontam que pacientes submetidos a cirurgias de ‘bypass’, apresentam maiores chances de sobreviver em longo prazo, quando comparados aos que optam por procedimentos menos invasivos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_aorto-coron%C3%A1ria
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12638-saiba-como-e-feita-ponte-de-safena-e-qual-a-diferenca-para-angioplastia
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/ponte-de-safena-garante-maior-sobrevivencia-do-que-angioplastia-afirma-maior-pesquisa-do-genero

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!