Lista de exercícios de genética, compilada dos principais vestibulares nacionais. Ler artigo Genética.
Num estudo sobre uma família, representada no heredograma abaixo, constatou-se que Antonio é afetado por uma anomalia causada pelo alelo recessivo de um gene ligado à porção ímpar do cromossomo X.
Considerando essa informação, é correto afirmar que são, com certeza, portadores(as) do alelo em questão:
Elisa e Nancy.
Adélia e Cláudia.
Nancy e Maria.
Rogério e Fernando.
Elisa e Maria.
Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê. A confirmação da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste está esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e outra para a suposta mãe), comparadas à do bebê.
Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?
1
2
3
4
5
Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.
Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:
os genótipos e os fenótipos idênticos.
os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
diferenças nos genótipos e fenótipos.
o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência:
do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.
Os esquemas abaixo representam os cromossomos de células em diferentes fases da meiose de três indivíduos de uma espécie hipotética 2n = 6.
Com base nos esquemas e nos conhecimentos sobre biologia celular e genética, é CORRETO afirmar que:
as fases da meiose dos indivíduos X, Y e Z, representadas nos esquemas, são, respectivamente: metáfase I, metáfase II e anáfase II.
os indivíduos Y e Z são heterozigotos para os quatro genes representados.
considerando apenas os genes representados e ocorrendo a correta separação das cromátides, a célula do indivíduo X, representada acima, pode originar dois tipos de gametas: ABDE e ABDe.
esta espécie hipotética possui dois pares de cromossomos metacêntricos e um par submetacêntrico.
considerando outra célula do indivíduo Y, sem a ocorrência de permutação que envolva os genes representados e sem erros de segregação, a probabilidade de formar um gameta com os quatro alelos dominantes é de 6,25%.
os gametas produzidos pela célula do indivíduo Z, representada acima, terão um número n diferente da espécie.
Considere a via bioquímica de produção do pigmento amarelo em abóboras representada abaixo.
Suponha as seguintes frequências alélicas em determinada população em equilíbrio de plantas que produzem abóboras:
Sobre genética e evolução e com base no que foi apresentado, é CORRETO afirmar que:
nesta população, há menos plantas produtoras de abóboras verdes do que de amarelas.
o alelo W é epistático em relação aos alelos Y e y.
espera-se, nesta população, uma distribuição de 50% de plantas que produzam abóboras brancas e 50% de plantas que produzam abóboras coloridas.
uma população está em equilíbrio, com as frequências alélicas e genotípicas constantes ao longo das gerações, quando ocorre seleção natural e deriva gênica.
o genótipo das plantas produtoras de abóboras verdes é wwyy.
Uma nova ferramenta de edição genética capaz de mudar completamente o mundo que conhecemos está deixando de ser uma possibilidade e tornando-se realidade. Ela reúne características que surpreendem até mesmo os biólogos mais experientes. Simplificadamente, é possível eliminar partes indesejadas do genoma e, se necessário, inserir novas sequências no local. Nessa técnica, uma nuclease corta as duas fitas da dupla hélice do DNA, abrindo espaço para a inserção, se for o caso, de um novo trecho de DNA, sendo possível também a edição de uma única “letra” no genoma.
Sobre os assuntos relacionados ao texto, é correto afirmar que:
a “letra” mencionada no texto é uma referência ao tipo de açúcar (ribose ou desoxirribose) presente no DNA.
as duas fitas do DNA mencionadas no texto são formadas por três sequências paralelas de nucleotídeos.
os vírus podem atuar de maneira semelhante a uma etapa da técnica, pois a informação presente nos trechos de seu material genético pode ser inserida no DNA da célula hospedeira.
para a síntese de proteínas, participam do processo apenas o DNA, o RNA mensageiro e o RNA transportador.
alterações de apenas uma “letra” no gene não podem levar à inativação da proteína formada.
os alelos são variações na sequência dos nucleotídeos de um gene.
A distrofia muscular do tipo Duchenne é uma doença ligada ao sexo que causa problemas nas células musculares de forma progressiva e letal. Na genealogia abaixo, são mostrados indivíduos normais e um afetado pela doença.
Com base na genealogia e sabendo-se que não ocorreu mutação e nenhum erro de segregação, é correto afirmar que:
o indivíduo I – 1 pode ser heterozigoto para a doença.
o indivíduo I – 2 é homozigoto.
o casal I – 1 e I – 2 tem 50% de chance de ter uma filha com a doença.
o indivíduo II – 3 tem 50% de chance de ser heterozigoto.
a chance de o casal II – 1 e II – 2 ter um descendente com a doença é de 12,50%.
o casal II – 1 e II – 2 não pode ter descendentes com a doença.
A Genética se dedica a estudar os genes que, por sua vez, trata da hereditariedade. A essência da genética clássica originou-se dos trabalhos de Mendel publicado em 1866, com data de 1865, os quais foram considerados inicialmente controversos.
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I - As características ditas qualitativas são, de modo geral, determinadas por muitos genes situados em vários loci, são muito influenciadas pelo ambiente e apresentam variação contínua, o contrário daquelas chamadas características quantitativas que são descontínuas e pouco influenciadas pelo ambiente. II - As sequências de DNA codificantes são chamadas de éxons. Elas são intercaladas por regiões não codificantes, chamadas de íntrons. Estes íntrons, inicialmente transcritos em um transcrito primário, no núcleo são removidos em um processo denominado splincing. III - A probabilidade de um casal heterozigoto para uma dada característica ter, seguidamente, duas meninas homozigotas é 1/64. IV - Gene é uma sequência de nucleotídeos distintos que fazem parte de um cromossomo. Cada gene codifica uma determinada sequência de uma cadeia polipeptídica. V - Cromossomos homólogos são cromossomos que formam pares, nos quais um é de origem materna (óvulo) e o outro, origem paterna (espermatozoide). Nesses cromossomos encontram-se os genes alelos, que ocupam a mesma posição nos cromossomos homólogos e são responsáveis por determinar uma mesma característica.
Assinale a alternativa correta.
Somente II, IV e V estão corretas.
Somente I e V estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
Em herança quantitativa genes expressam suas informações para formação de um fenótipo somando as ações. São exemplo de herança quantitativa a cor da pele, a altura e a cor do olho humano. A cor do grão de milho também é um desses casos em que três pares de genes estão envolvidos. Para a cor do grão de milho, caso se faça o cruzamento de triplo-heterozigotos as proporções fenotípicas esperadas são:
1 : 1: 2 : 2 : 4 : 2 : 2 : 1.
1 : 4 : 5 : 4 : 1.
1 : 4 : 6 : 4 : 1.
1 : 6 : 15 : 20 : 15 : 6 : 1.
1 : 5 : 5: 10 : 5 : 5 : 1.