Questões de vestibulares e exercícios sobre Geologia. Ler artigo Geologia.
As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco.
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.
As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por:
apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).
corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro
apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país
possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.
serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.
Observe as figuras abaixo.
Figura 1 – Localização do Terremoto no Nepal e na Índia
O terremoto ocorrido no Nepal neste sábado, 25 de abril de 2015, vem se mostrando particularmente mortal, com mais de mil vítimas registradas até o momento, mas o país está acostumado a este tipo de evento. Na região do Himalaia, já foram registrados outros terremotos significativos como este mais recente, de magnitude 7,8. [...] Isso ocorre porque o Nepal situa-se numa das regiões de maior atividade sísmica do mundo. Basta olhar para os Himalaias para entender o que isso significa.
Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/por-que-o-nepal-e-tao-vulneravel-a-terremotos.html>. [Adaptado]. Acesso em: 25 abr. 2015.
Figura 2 – Placas tectônicas
Disponível em: <http://ufrr.br/lapa/index.php?option=com_content&view=article&id=%2094>. [Adaptado]. Acesso em: 9 ago. 2015.
Sobre a formação geológica do planeta Terra, é CORRETO afirmar que:
as placas tectônicas são bastante rígidas, por isso exercem pressão umas sobre as outras, originando, assim, vulcanismos e tsunamis.
as placas tectônicas estão em constante movimento e vários terremotos são ocasionados pela energia liberada do choque entre elas.
o Brasil está situado entre a Placa Antártica e a Africana, o que afasta o risco de qualquer tipo de tremor, mesmo de grau baixo.
devido a fatores geológicos específicos, não é possível associar terremotos a vulcanismos.
a litosfera é a camada rochosa que cobre a Terra.
a teoria da “deriva continental” teve grande impacto quando foi criada em meados do século XX, contudo estudos mais recentes demonstram que ela não é verdadeira devido às causas e consequências do aquecimento global.
a Terra continua em transformação porque as forças que vêm do interior do planeta mantêm os continentes em movimento.
Analise a Figura 1.
A Figura ilustra:
uma falha divergente
uma falha transformante
uma falha convergente
um hot spot
uma falha sismicamente inativa
Escavando a partir da superfície, um geólogo encontrou os seguintes depósitos nesta ordem: argila, areia, argila com fósseis de vegetais, cascalhos e argila com fósseis de peixes.
A respeito dessas descobertas, foram feitas as afirmações abaixo.
I - Os fósseis de peixes formaram-se sobre a camada de cascalho. II - Os sedimentos cronologicamente mais recentes são a camada de argila seguida pela de areia. III - Os fósseis de vegetais encontrados são mais antigos que os fósseis de peixes.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
A figura mostra corte transversal A-B em área serrana embasada por rochas metamórficas entre os municípios de Apiaí e Iporanga, no Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo.
As rochas representadas são de idade pré-cambriana e formam estruturas em um sistema de:
soleiras e diques.
dobras anticlinais e sinclinais.
plataformas e bacias sedimentares.
intrusões e extrusões.
falhas verticais e horizontais.
Os movimentos de massa constituem-se no deslocamento de material (solo e rocha) vertente abaixo pela influência da gravidade. As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente, do regime de chuvas, da perda de vegetação e da atividade antrópica. BIGARELLA, J. J. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003 (adaptado).
Em relação ao processo descrito, sua ocorrência é minimizada em locais onde há:
exposição do solo.
drenagem eficiente.
rocha matriz resistente.
agricultura mecanizada.
média pluviométrica elevada.
O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente). Revista lnfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.
No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em:
áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras.
faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis.
estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.
escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura.
áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.
Assinale a alternativa abaixo que NÃO SE REFERE a um aspecto utilizado para a demarcação da época geológica denominada Antropoceno.
Uma afirmação feita pelos pesquisadores é que o impacto das ações humanas sobre o planeta será visível em sedimentos e rochas daqui a milhões de anos.
Uma variedade de processos antropogênicos, como agricultura, urbanização e aquecimento global foram levados em consideração para se pensar em uma nova época geológica.
A partir da primeira Revolução Industrial, o crescimento da população passa a se tornar um novo agente transformador do planeta que atuará junto com os demais agentes ambientais.
A expansão da agricultura e a domesticação dos animais têm um impacto reduzido nas transformações do planeta. Dos processos considerados, aponta-se que a urbanização e a industrialização são os únicos responsáveis pelas mudanças.
As estruturas geológicas e as formas de relevo influenciam as atividades humanas, sejam nas áreas rurais como nas urbanas.
Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.
I - O conhecimento das características do relevo é fundamental para o planejamento das atividades humanas, com destaque para os locais adequados à construção de moradias, formas de uso e ocupação do solo, traçado de rodovias, dentre outras. II - O relevo é resultante da ação conjunta de agentes internos ou endógenos, impulsionados por forças tectônicas e agentes externos ou exógenos, também chamados de modeladores do relevo. III - O intemperismo é uma fase dos agentes externos que provoca a desagregação (intemperismo químico) e a decomposição (intemperismo físico), sendo que na segunda o fator principal é a variação da temperatura. IV - Em relação à estrutura geológica o Brasil não dispõe dos dobramentos modernos, mas apresenta as bacias sedimentares que cobrem a maior parte da superfície do país e os escudos ou maciços antigos.
Todas as alternativas corretas estão em:
I - II - IV
I - II - III
II - IV
III - IV
Observando a sequência de figuras, é correto afirmar que:
Representa os dobramentos modernos onde os terrenos são soerguidos pelos movimentos das placas tectônicas.
Constituem, respectivamente, 1ª) planície, 2ª) falha e 3ª) dobramento.
Representa a evolução de um relevo dobrado, com grande deformação.
São manifestações típicas de um movimento tectônico que ocorre somente em áreas de rochas sedimentares areníticas.
Apresentam o resultado de forças centrais que podem ocorrer em uma estrutura rochosa sedimentar que possui grande plasticidade.