Lista de questões de vestibulares sobre Geopolítica. Ler artigo Geopolítica.
A organização do território de um espaço nacional, assim como as relações de produção, refletem a natureza do sistema social e político, que comanda as relações de produção desse território. Nesse sentido, é correto afirmar:
A organização do espaço brasileiro, para ser entendida, requer a compreensão tanto do processo de desenvolvimento do capitalismo internacional em sua expansão quanto das especificidades desse sistema na formação social brasileira.
Todas as alterações nas formas de dependências, que o poder latino-americano conhece, estão ligadas ao rompimento dos laços construídos historicamente, porém, somente a dependência econômica se mantém.
O subdesenvolvimento latino-americano é conseqüência direta da característica tipicamente tropical desse continente e do estágio primitivo de suas populações autóctones.
O desenvolvimento econômico, social e político do território brasileiro tem sua origem nas políticas nacionalistas, implantadas no período colonial.
O território está formado por uma sociedade constituída, principalmente, por uma maioria com alto poder aquisitivo e uma minoria com baixo poder aquisitivo.
Sobre a geopolítica e o comércio internacional na atualidade, é CORRETO afirmar que:
o México, depois de se associar ao NAFTA (sigla em inglês de North American Free Trade Agreement), vem passando por um virtuoso processo de crescimento industrial, sem perder sua autonomia para decidir sobre políticas industriais.
a China, parte integrante do acrônimo BRICS, criou as chamadas Zonas Econômicas Especiais, um dos fatores determinantes para sua industrialização.
a Índia tem se destacado por sua taxa de mão de obra qualificada, principalmente nos setores de serviços e de informática, a despeito de ainda apresentar grande percentual de pobreza entre sua população.
a Rússia, mesmo sendo considerado um país integrante do G-8 (grupo dos oito países mais ricos do mundo), tem um desempenho econômico muito semelhante ao dos países “emergentes”.
a África do Sul tentou se tornar membro do BRICS, contudo a política econômica do apartheid a impede de ser incluída em fóruns internacionais.
o BRICS é um bloco econômico composto de cinco países que têm em comum o fato de serem banhados pelo Oceano Atlântico e de possuírem grandes reservas de petróleo.
Anamorfose geográfica representa superfícies dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade. Observe as seguintes anamorfoses:
Nas alternativas apresentadas, os títulos que identificam de forma correta as anamorfoses I e II são, respectivamente:
Transporte aéreo e Transporte ferroviário.
População urbana e População rural.
População total e Produto Interno Bruto.
Ocorrência de HIV e Ocorrência de malária.
Exportação de armas e Importação de armas.
No início de maio de 2014, a instalação da plataforma petrolífera de perfuração HYSY-981 nas águas contestadas do Mar da China Meridional suscitou especulações sobre as motivações chinesas. Na avaliação de diversos observadores ocidentais, Pequim pretendeu, com esse gesto, demonstrar que pode impor seu controle e dissuadir outros países de seguir com suas reivindicações de direito de exploração dessas águas, como é o caso do Vietnã e das Filipinas. KLARE, M.T. A guerra pelo petróleo se joga no mar. Le Monde Diplomatique Brasil, abr. 2015.
A ação da China em relação à situação descrita no texto evidencia um conflito que tem como foco o(a):
Distribuição das zonas econômicas especiais.
Monopólio das inovações tecnológicas extrativas.
Dinamização da atividade comercial.
Jurisdição da soberania territorial.
Embargo da produção industrial.
Sobre a Geopolítica do mundo atual é correto afirmarmos.
1) Estados Unidos e União Soviética alimentaram tensões internas entre o Norte e o Sul da então unificada Coreia, levando à eclosão da Guerra das Coreias em 1950. 2) O conflito na Síria surgiu junto aos movimentos da Primavera Árabe na Palestina e em Israel. A reação violenta do governo, aos protestos populares, resultou em aumento das tensões. Os rebeldes, em sua maioria muçulmanos sunitas, sofrem forte repressão de Bashar Al-Assad que pertence à minoria xiita. 3) No início dos anos 1980, o governo chinês criou as Zonas Econômicas Especiais, cujo objetivo era atrair pequenos proprietários rurais para se tornarem empresários industriais com apoio estatal. 4) Após os atentados de 11 de Setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos da América aprovou uma série de medidas com o objetivo de proteger os cidadãos estadunidenses da ameaça representada pelo terrorismo internacional.
São corretas APENAS:
2 e 3;
1, 3 e 4;
3 e 4;
1 e 3;
1, e 4.
“A geopolítica nasceu – pelo menos oficialmente, como rótulo – com o jurista sueco Rudolf Kjellén, que pela primeira vez empregou esse termo num ensaio intitulado As Grandes Potências, publicado em 1905 numa revista do seu país”. (VESENTINI: 2015, p. 15).
Sobre Geopolítica é correto afirmar:
A Ordem Mundial Multipolar que vigorou desde o final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial propiciava um clima de pré guerra entre as grandes potências do período, com acirradas disputas por territórios, mercados e recursos na África, na Ásia e até na Europa.
A Ordem Mundial Bipolar que vigorou desde o final do século VIII até a Primeira Guerra Mundial propiciava um clima de pré guerra entre as grandes potências do período, com acirradas disputas por territórios, mercados e recursos na África, na Ásia e até na Europa.
A Ordem Mundial Monopolar que vigorou desde o final do século XI até a Segunda Guerra Mundial propiciava um clima de pré guerra entre as grandes potências do período, com acirradas disputas por territórios, mercados e recursos na África, na Ásia e até na Europa.
A Ordem Mundial Geoeconômica que vigorou desde o final do século XVIII até a Segunda Guerra Mundial propiciava um clima de pré guerra entre as grandes potências do período, com acirradas disputas por territórios, mercados e recursos na África, na Ásia e até na Europa.
A Ordem Mundial Continental que vigorou desde o final do século XV até a Primeira Guerra Mundial propiciava um clima de pré guerra entre as grandes potências do período, com acirradas disputas por territórios, mercados e recursos na África, na Ásia e até na Europa.