Pintura na Construção Civil

Por Walber Freitas
Categorias: Curiosidades
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro, e é um grave erro não lhe dar uma atenção condizente, ela deve ser projetada e executada segundo técnica adequada, não devendo ficar ao critério de pessoa não conhecedora. Deve-se cuidar para que todos os materiais e toda mão-de-obra sejam da melhor qualidade.

A pintura tem, normalmente, duas finalidades: Proteger e Embelezar. Assim sendo, seja na escolha da tinta, seja da classificação ou no recebimento do serviço, deve-se considerar se essas duas metas foram atingidas.

Os materiais que participam das pinturas podem ser generalizados em tintas de fundo (primers), massas e tintas de acabamento. As tintas de fundo são chamadas também seladores, quando servem para isolar a parede, com seus defeitos, das tintas ou massas; podem também ser antioxidantes para metais. As massas servem para tornar a parede absolutamente lisa ou para formar relevos. E ainda existem os removedores.

Acessórios para pintura:

Tipos de superfícies mais comuns encontradas na Construção Civil:

Problemas e Prováveis Causas:

Referências Bibliográficas:
(1) ALVES, José Dáfico, Materiais de Construção
Construção de A a ZArquitetura & Construção, Editora abril, 2003.
(2) MANUAL DE PINTURA CORAL
(3) Materiais e etapas da obra total: http://www.scribd.com/doc/7330806/Materiais-Etapas-da-Obra-Total1. Acessado em: 17/08/2012

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!