A Sociedade da Terra Plana é uma organização que não acredita na esfericidade do planeta Terra.
Muitos mitos, provenientes de diferentes culturas, tentaram explicar a Terra e seu formato durante séculos. O Ocidente, que se tornou cristão a partir da Idade Média, seguia a orientação religiosa de que a Terra era plana, possuía grandes precipícios em suas extremidades. No final do século XV, um navegador italiano chamado Cristovão Colombo argumentou ao rei da Espanha que a Terra era esférica e não plana como se dizia. Assim, ele poderia navegar para o Ocidente e chegar ao Oriente, onde os europeus compravam as mercadorias que revendiam na Europa. Outros indivíduos apresentaram explicações nas décadas e séculos seguintes que comprovavam a esfericidade da Terra. Mais tarde, em 1961, o primeiro homem viajou ao espaço e viu a Terra de fora, comprovando, por definitivo, sua esfericidade. No entanto, foi fundada uma organização no ano de 1956 e que persiste até hoje que continua argumentando que a Terra é plana.
A Sociedade da Terra Plana, ou Flat Earth Society, foi fundada pelo inglês Samuel Shenton com o objetivo de espalhar a ideia de que a Terra é plana. De acordo com esta organização, o Polo Norte está no centro da Terra e os continentes estão dispersos ao seu redor. Naturalmente, essa perspectiva tem outras implicações. Se a Terra é plana, ela também é imóvel. Logo, os membros e seguidores da organização acreditam que a Lua e o Sol giram em torno de nosso planeta, sendo que o satélite natural possuiria apenas 51 Km de diâmetro e a estrela seria pouco maior do que isso.
O líder e criador da organização, Samuel Shenton, passou a liderança da Sociedade da Terra Plana para Charles K. Johnson pouco antes de falecer. Charles fez de sua casa a base da organização, na cidade californiana de Lancaster. Charles faleceu em 2001, mas a sociedade não acabou e muito menos o argumento. A Sociedade da Terra Plana continua existente e mantém sua página oficial na qual discute em fóruns o argumento de que o planeta não é esférico. Há na internet várias sociedades supostamente defensoras da Terra plana, mas, na verdade, tratam-se de grupos críticos ao Criacionismo, por exemplo. São sátiras para ridicularizar defensores de argumentos há muito derrubados. No entanto, a Sociedade da Terra Plana fundada em 1956 defende efetivamente que a Terra não é esférica.
Fonte:
http://theflatearthsociety.org/cms/
Ilustração: http://www.sinful-illusions.com/wiki/index.php?title=The_Flat_Earth_Society